RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 30 de março de 2018

ANTÔNIO MARTINS: O CENÁRIO DE MOMENTO NA OPOSIÇÃO, MOSTRA UM LEQUE DE VERTENTES.

É bem verdade que há um pleito no caminho. Em outubro próximo, teremos uma disputa estadual/federal.
Mas não há como fugir de imaginar-se como ficará o cenário, depois das urnas indicarem os novos ocupantes de cargos eletivos. Também não podemos negar, que somente após a contabilização dos votos, poderemos saber quem é quem, em cada um dos municípios brasileiros.
Se bem, que não vislumbro muita interferência, como víamos antes, nas políticas locais. Digo, diante da dificuldade que terão os políticos sem mandato, vereadores e prefeitos, em pedir votos para "A" ou "B". Será uma tarefa digna do herói Hércules. Tarefa essa, que poderá ser comparada aos 12 trabalhos que o citado teria cumprido. Isso, diante do nunca visto desgaste político e moral, por qual passa a grande maioria dos postulantes em outubro vindouro.
E em Antônio Martins não será diferente dos demais municípios. Destarte, desenhemos o panorama de momento que ver o blog:
Na situação, o candidato apoiado pelo ex-prefeito Zé Júlio, deve ser uma grande novidade. Não creio, nem de longe, que o médico insista com o atual prefeito como pleiteante a reeleição. Inteligente, estrategista e astuto com é, creio que Zé Júlio apresentará um nome totalmente fora da "esquadra política" que hoje povoa o imaginário dos antoniomartinenses. Creio no nome de uma mulher, para dar novos ares ao que ele defendeu até hoje. Mas, não acredito nem um pouco, que seja a sua colega médica Riana de Ciriaco, como é mais conhecida. 
Na nossa visão, será alguém extremamente alheia à política, neste tempo que vivemos. O ocupante de vice, vem de qualquer família que reúna algumas poucas centenas de votos e que ainda acreditem no projeto desenvolvido pelo ex-prefeito. Aí, talvez, encaixe-se a médica neta do líder Ciriaco.
Já na oposição, o que não faltam são nomes. Se for listar todos aqueles que desejam encabeçar a majoritária oposicionista, o alfabeto é pouco, para agregar a inicial do nome destes.
Mas vamos aqueles, por ordem alfabética, que ao menos são citados:
Alexandra Moreira
Vereadora que tem um trabalho voltado ao assistencialismo. Procura assumir o que o poder público deveria fazer. Desta forma, com a carência deste setor, tem crescido, mesmo passando boa parte dos dias, ausente do município. Se não tivesse "panos pras mangas", estaria politicamente sucumbida. Aparentemente, é preterida pela oposição. De outra banda, não parece ser situação. No meio termo, acomodar-se-à onde melhor se ajustar. Ter um mandato independentemente de qualquer colaboração de "X" ou "Y", é o seu diferencial. Terá que trabalhar dobrado feito tapioca, se quiser alçar novos voos.
Francisco Fernandes:
Com a marca de pensar muito para definir o que fará, creio tenha visto o cavalo passar selado por vezes. Muito bem relacionado, no momento, deve está aguardando o que Bernardo Amorim colherá em outubro deste ano para então, tomar a iniciativa de autoproclamar-se postulante a cadeira central da política da Boa Terra. Médico conceituado, tem trabalhado muito, mesmo em período não político. Se tivesse metade da "malícia politica" que muitos têm, fatalmente, faz tempo, seria o prefeito de Antônio Martins. Polido, procura nos fragmentos do mundo político, o que pode ainda ser juntado, para construir o modelo político que deveria existir. Sabe que não mais existe, mas anseia em trilhar o caminho da boa política, alicerçado por alguns que pensam igual.
João Venâncio:
Um filho da terra, que depois de muito tempo voltou. E, vivenciando o cenário que instalou-se, imaginou que poderia dar sua contribuição maior ao seu solo natal. Contudo, convenhamos, os 2.062 que obteve, grande parte seria de qualquer um que postulasse ser contrário ao candidato governista. Isso, claro, sem tirar o mérito de João Venâncio. Como apoiador, seria muito mais fácil para o grupo, enfrentar o adversário.
* Riana "Ciriaco":
Seria o nome que a família liderada por Ciriaco, tanto desejou. Soubemos por meio de fonte fidedigna, que pessoalmente, não acompanhará o líder governista Zé Júlio.
Sendo "de casa", os Ciriacos não necessitariam está atrelado a segundos ou até terceiros, para ver o clã ajudar a governar o município. A médica é atenciosa e creio que, desvinculando-se do grupo liderado por Zé Júlio de forma oficiosa, grupo esse de quem o avô Ciriaco é muito ligado, colheria fruto eleitorais maiores. Riana tem "brilho político" próprio. Percebi essa característica, em um diálogo que com ela tive dias atrás.
Contudo, poucos acreditam que Riana venha a contrariar o matriarca da família, para ser candidata contrária a opinião dele. Caso Ciriaco permaneça ao lado de Zé Júlio, o máximo que pode ocorrer, é cruzar os braços. Mas é uma grande oportunidade que o avô pode ter, de ver o sonho dele, retrato na neta.
* A inclusão do nome da médica Riana, no rol de propensos candidatos da oposição, deu-se por ter conhecimento de que a médica não acompanhará o grupo liderado por Zé Júlio. Seria uma decisão dela, no momento. Entretanto, isso não quer dizer, obrigatoriamente, que caminhe para a oposição. Quem sabe uma terceira via, mesmo sabendo-se que naquele município, é inviável uma nova força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.