A ocorrência mais grave desta quarta aconteceu no Ceduc Pitimbu, na Zona Sul de Natal.
Nesta quarta-feira, 1º, foi registrada mais uma tarde de tensão no sistema socioeducativo do Rio Grande do Norte. Em dois Centros Educacionais, conhecidos por Ceduc, adolescentes se rebelaram e forçaram intervenção da Polícia Militar e do Grupo de Operações Especiais, o GOE.
A ocorrência mais grave desta quarta aconteceu no Ceduc Pitimbu, na Zona Sul de Natal. Lá quatro adolescentes mantiveram dois educadores como reféns, de acordo com informação da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente, a Fundac. O motim acabou com a entrada do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e do GOE. Reféns e internos saíram ilesos.
Nesta quarta, A juíza Ilná Rosado, da Vara da Infância e Juventude e do Idoso de Parnamirim, autorizou que a parte nova do Ceduc Pitimbu passe a receber imediatamente 10 internos. Não se sabe se isso tem relação com o motim desta tarde.
No Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator (Ciad) de Cidade da Esperança, na Zona Oeste, adolescentes iniciaram uma briga também na tarde desta quarta, mas a confusão foi contida rapidamente. Na terça-feira, 31 de outubro, 10 adolescentes mantiveram três funcionários do Ceduc de Caicó, no Seridó Potiguar, como reféns.
A Fundac ainda investiga o que tem motivado essa onda de motins nos últimos dias. A fundação informou que os jovens envolvidos nas rebeliões vão receber sanção disciplinar, isso pode ser aplicado, por exemplo, com redução no tempo de banho de sol.
Em Caicó e no bairro Pitimbu, os jovens pediam itens como bebidas alcoólicas e cigarros, durante as manifestações, para alimentarem os vícios.
Fonte: Ayrton Freire/Portal No Ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.