RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 2 de novembro de 2013

APENAS 9,7% DOS MÉDICOS FORAM APROVADOS NA PRIMEIRA FASE DO REVALIDA.

O resultado da primeira fase do exame Revalida mostrou uma realidade nada satisfatória. Dos 1.595 médicos formados no exterior que fizeram o Revalida neste ano, apenas 155 foram aprovados para a segunda fase do exame. São 9,7% dos candidatos, o menor percentual já registrado nessa fase do exame. Essa é a etapa que elimina a maior parte dos inscritos. O exame é composto por 110 questões objetivas e cinco discursivas.
O Revalida é um exame aplicado nos médicos que se formaram no exterior para revalidação dos diplomas estrangeiros compatíveis com as exigências de formação correspondentes aos diplomas médicos expedidos por universidades brasileiras. Com o programa Mais Médico, que visa aumentar a presença de médicos no interior e em periferias de capitais, existe uma questão polêmica que é a permissão para que médicos formados no exterior atuem no Brasil sem revalidar o diploma.
O Revalida é implementado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame federal é utilizado hoje por 37 universidades públicas para a revalidação do diploma de medicina. Quando foi oficializado, em 2011, o percentual de aprovados na primeira fase foi de 14,2%. No ano seguinte, o índice caiu para 12,5%.
No final deste mês de novembro os 155 médicos aprovados na primeira etapa passarão pela segunda fase do exame, eles farão prova prática em Brasília e só então o resultado final será divulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.