Fogo começou por volta das 19h30 deste domingo e destruiu o museu, no Rio de Janeiro; estimativa é que acervo tivesse cerca de 20 milhões de itens.
O Ministério da Educação divulgou uma nota na noite deste domingo (2) na qual afirmou que "não medirá esforços" para auxiliar a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a recuperar o Museu Nacional.
Mais cedo, neste domingo, um incêndio destruiu o prédio onde funcionava o museu, no Rio de Janeiro. A estimativa é que o acervo do museu tivesse cerca de 20 milhões de itens.
"O Ministério da Educação lamenta o trágico incêndio ocorrido neste domingo no Museu Nacional do Rio de Janeiro, criado por Dom João VI e que completa 200 anos neste ano", afirmou a pasta.
"O MEC não medirá esforços para auxiliar a UFRJ no que for necessário para a recuperação desse nosso patrimônio histórico", acrecentou.
Pouco depois de o ministério divulgar a nota, o presidente Michel Temer também se pronunciou, afirmando que o Brasil teve uma perda "incalculável" com o incêndio.
"Incalculável para o Brasil a perda do acervo do Museu Nacional. Hoje é um dia trágico para a museologia de nosso país. Foram perdidos duzentos anos de trabalho, pesquisa e conhecimento. O valor para nossa história não se pode mensurar, pelos danos ao prédio que abrigou a família real durante o Império. É um dia triste para todos brasileiros", afirmou o presidente.
AQUI VOCÊ LER A MATÉRIA COMPLETA
Fonte: G1
Foto: Reprodução/ TV Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.