A Câmara de vereadores de Parazinho, no biênio 2021/2022, em que Flávio Dantas Costa foi presidente, receberá o prêmio na categoria DIAMANTE.
Esta categoria somente agraciará dez casas legislativas em todo o estado potiguar.
O evento ocorrerá no dia 06 de março de 2023, às 10h, no Auditório do Tribunal de Contas.
Esta premiação consagra aqueles entes públicos pela lisura em suas prestações de conta e é uma ferramenta eletrônica acessível pela internet que, ao mesmo tempo:
1. divulga os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o país, apurados no levantamento realizado em 2022 pelos Tribunais de Contas com o apoio dos controladores internos;
2. divulga os critérios de transparência que são (ou não) atendidos em cada portal, tais como, a divulgação de dados de receita, despesa, folha de pagamento, diárias, licitações, contratos, etc;
3. serve de portal de entrada para todos os portais da transparência dos órgãos públicos que tenham participado do levantamento, facilitando a pesquisa e o acesso aos dados pelos interessados diretamente na fonte.
Importa registrar que, dada a inexistência de parâmetros nacionais uniformes para os portais de transparência, o Radar não importa e consolida os dados e informações públicas. Funciona, porém, como um atalho, um acesso facilitado às informações por eles disponibilizadas.
Flávio Dantas ainda presidiu a Casa do povo de Parazinho por outros dois biênios: 2013/14 e 2019/20.
Hoje, o nome de Flávio Dantas é citado nos quatro cantos do município, como um dos políticos mais preparados para governar o município a partir de 1º de janeiro de 2025.
Ao blog RN POLÍTCA EM DIA, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gilberto Jales, afirmou a importância desta premiação:
"Na realidade é um selo referente ao programa nacional RADAR DA TRANSPARENCIA. Esse programa é um trabalho da ATRICON (Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil).
Os 33 tribunais de contas do Brasil, ao mesmo tempo e com os mesmos critérios avaliou os portais de transparência das instituições. Foram mais de 7 mil portais, classificando em Diamante, Ouro, e Prata.
Os demais tem outras classificação mas não recebe o selo. Significa o estágio de atualização e atendimento as normas legais pelos portais e suas instituições", afirmou Gilberto jales com exclusividade ao RN POLÍTICA EM DIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.