RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 23 de novembro de 2021

DEFENSORIAS ENVIAM RECOMENDAÇÃO A DAMARES ALVES PARA TER ACESSO A RELATÓRIO SOBRE CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL DA DEFICIÊNCIA

A Defensoria Pública da União e as Defensorias da Bahia, Espirito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Rio e São Paulo enviaram, nesta segunda-feira, uma recomendação conjunta a Damares Alves para conseguir acesso a um relatório sobre o modelo único que será adotado para avaliação biospsicossocial da deficiência.

Esse modelo será usado pelo INSS como referência para avaliar a concessão de aposentadoria especial ou Benefício de Prestação Continuada (BPC), que hoje é feita por merito médico e é mais focada em aspectos mais físicos da deficiência. O novo modelo traz critérios multidisciplinares, como fatores sociais e de saúde físicos, mentais, intelectuais, sensoriais.

O grupo designado para fazer o relatório era composto por sete representantes do governo federal e dois da sociedade civil. Porém, em fevereiro, os membros da sociedade se retiraram do grupo e não foram substituídos. O documento deveria ter sido concluído em 30 de setembro e, em seguida, encaminhado para Damares, mas o governo tem bloqueado acesso às informações.

Além do envio do relatório em cinco dias, as defensorias pedem também realização de uma consulta pública para que a sociedade possa se manifestar sobre o modelo. A Defensoria diz que tem sido procurada por diversas associações de pessoas com deficiência com dificuldades de reconhecimento pela falta da avaliação biopsicossocial.

Fonte: Lauro Jardim

Foto: Jorge William

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.