O parlamentar mossoroense, que foi prefeito por duas oportunidades do vizinho município de Almino Afonso, comunga de que a vida dos moradores está em primeira lugar. entretanto questiona o gasto de R$ 4.00.000,00 (quatro milhões de Reais), sem que tenha sido reforçado a estrutura do reservatório para que tenha segurança em abrigar ao menos 75 de sua capacidade total.
Abaixo, a Nota de solidariedade na íntegra:
Manifesto publicamente minha solidariedade a toda população prejudicada com a possibilidade de abertura das comportas do Açude de Lucrécia, pois conheço de perto e sou consciente de que para além da água que o açude tem capacidade de armazenar (27 milhões de metros cúbicos), muitas famílias hoje sobrevivem das plantações irrigadas de feijão, mandioca e outros alimentos nas áreas de vazantes da barragem.
O Açude de Lucrécia, que além de ponto turístico que sempre foi, também já matou a sede das populações de Frutuoso Gomes, Lucrécia e Martins, é um verdadeiro oásis para nós que conhecemos de perto o sofrimento do homem sertanejo do Alto Oeste potiguar, que tanto é judiado pelas secas e pelos maus governos.
Tomo conhecimento de que segunda-feira (03/05) técnicos do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande - IGARN e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - IDEMA, estarão participando de uma audiência pública, a fim de explicar o motivo de todo esse problema criado em torno desse valioso manancial.
Entendo que a segurança pela vida da população deve estar acima de tudo, no entanto, nos resta uma grande indagação:
se de fato existe esse risco de arrombamento em caso de ultrapassados os 30% da capacidade de armazenamento, é preciso que se explique a todos nós, o porquê e como foi possível fazer um gasto de mais de 4 milhões de reais, conforme tem sido divulgado, sem que se tenha deixado a estrutura do açude capaz de suportar sequer 70% de sua capacidade hídrica.
Fica o nosso questionamento e torcida para que esse assunto seja resolvido através do diálogo, me somo a classe política local e população que luta para que as comportas não sejam abertas.
Lawrence Carlos Amorim de Araújo
Presidente da Câmara de Vereadores de Mossoró.
Suplente de deputado federal.
Ex-prefeito de Almino Afonso
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.