Há uma década restrita aos filmes de James Bond, a biometria digital está cada vez ao alcance das mãos, e dos dedos, dos eleitores. O aparato tecnológico que reconhece as pessoas por meio da leitura da impressão digital agilizará e trará mais segurança ao trabalho da Justiça Eleitoral nas eleições deste ano. Ao todo, 60 municípios brasileiros serão contemplados pelo dispositivo, que já é adotado por empresas de segurança e até mesmo por unidades de ensino.
As cidades que foram escolhidas pela Justiça Eleitoral para testar nas eleições de 2010 o método de identificação estão distribuídas em 23 estados e atenderão a mais de um milhão de eleitores. Em 2008, quando o dispositivo foi utilizado pela primeira vez em um pleito, apenas três cidades foram contempladas. A expectativa do TSE é de que até 2018 todos os municípios contem com a tecnologia.
Além de acelerar a votação, pois elimina a etapa do mesário checar o nome e a foto dos eleitores registrados, o novo procedimento evita fraudes, na medida em que impede uma pessoa de votar por outra e dificulta a manipulação da urna eletrônica. Com a biometria digital, não é mais o presidente da seção que libera a urna, mas a leitura da digital.
Fonte: Jornal de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.