RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 27 de abril de 2023

PATU: "ACADEMIA" IMPROVISADA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MERECE ATENÇÃO DE QUEM OS REPRESENTA

Comunidade Quilombola do Jatobá precisa de maior atenção na prática esportiva, por parte de quem a representa.

Semanas atrás, estive na comunidade Quilombola do Jatobá, na cidade de Patu, e encontrei uma academia improvisada, com madeira, ferro e plástico, material com os quais um jovem "construiu" os equipamentos para fazer exercícios.

A força de vontade é destaque. Já a precariedade com que os improvisos demonstram, chama a atenção. Nas fotos ao lado, ver-se que o esforço de ter um meio que possibilite a prática esportiva, fala muito mais alto.

Mas o que impressiona e preocupa, são os riscos que correm, em ter um desenvolvimento descoordenado, quem utiliza os equipamentos artesanais.

A prática de atividades físicas faz bem ao corpo, à saúde e à mente. Os exercícios são componentes fundamentais na adoção de um estilo de vida saudável. 

Enquanto o objetivo de largar o sedentarismo e ter uma qualidade de vida é o objetivo principal. Essa é uma atitude positiva e que deve ser estimulada, mas cuidados devem ser tomados, pois, sem orientação e preparo adequado, pode ser prejudicial. Se de um lado há a positividade em praticar o esporte, de outra banda, vem a necessidade de instrumentos devidamente dentro das normas. 

A falta de uma orientação médica e de um profissional de educação física podem ocasionar problemas ortopédicos como distensão muscular, dores articulares agudas, lombalgias, tendinites e várias outras alterações físicas como arritmias, tonteiras, câimbras, e outros. 

Para evitar estes e tantos outros problemas, recorremos ao poder público, por meio da secretaria de esportes ou órgão similar da prefeitura de Patu, para que um especialista possa acompanhar e saber o real estado físico e as condições de cada um dos frequentadores da "academia".

Mas, de imediato, se faz crucial, que o executivo municipal consiga uma academia popular, com equipamentos adequados, como aqueles que encontramos em academia de rua, para ajudar os moradores da comunidade Quilombola do Jatobá.

Sabemos que, para o poder público, isso não é tão dificultoso. O que não pode-se ver, é a vontade de alguns, não ter o atendimento necessário de quem representa a população. Seja o chefe do executivo, sejam os vereadores que foram posto na câmara de vereadores, para representar o desejo do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.