É a 1ª vez que o presidente da Venezuela vem ao Brasil desde que foi proibido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2019.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, desembarca em Brasília na noite deste domingo (28). Ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participarão de reunião bilateral na 2ª feira (29) às 10h, no Palácio do Planalto. Depois, o venezuelano será recebido em almoço no Itamaraty.
É a 1ª vez que Maduro vem ao Brasil depois de ter sido proibido de entrar no país pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O próprio Bolsonaro, no entanto, revogou, em 30 de dezembro de 2022, o decreto que impedia a entrada de integrantes da administração de Maduro em território nacional. A medida havia sido editada em 2019, quando o ex-presidente rompeu com o país vizinho.
A revogação tinha como objetivo permitir que Maduro viesse ao Brasil para participar da posse de Lula, em 1º de janeiro de 2023. Como a proibição caiu em cima da hora, não houve tempo de Caracas organizar a comitiva presidencial.
Desde sua posse, Lula retomou os laços diplomáticos com a Venezuela. O assessor especial da presidência para assuntos internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim, visitou Caracas em março e se reuniu com Maduro. Também teve encontros com integrantes da oposição.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: Mariana Haubert/Poder 260
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.