RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 27 de maio de 2023

"BOLSONARO TEM UM CAPITAL POLÍTICO MUITO GRANDE", DIZ BRAGA NETTO

Responsável pela articulação do partido, ex-ministro fala com exclusividade a VEJA sobre eleições de 2024 e futuro político do ex-presidente.

Um dos ministros palacianos mais próximos do então presidente Jair Bolsonaro, o general Walter Braga Netto tem ensaiado novos voos na política desde o fim do último governo, como mostra reportagem de VEJA na edição desta semana. À frente da Secretaria Nacional de Relações Institucionais do PL, o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa tem estreitado laços com o cacique Valdemar Costa Neto ao mesmo tempo em que organiza a sigla para a disputa das eleições municipais de 2024 — a ambição da legenda é eleger número recorde de prefeitos e vereadores. 

Entre os compromissos das variadas agendas do general estão reuniões com políticos aliados, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), encontros com parlamentares e eventos com empresários e lideranças políticas locais em estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais — onde nasceu. Ele, no entanto, declara que é apenas um “gestor” do partido. “A articulação política é toda do presidente Valdemar e do presidente Bolsonaro. Vim para organizar e planejar. Queremos ser uma referência da agenda conservadora e liberal”, diz Braga Nett.

Cotado para a corrida à Prefeitura do Rio de Janeiro após o veto de Bolsonaro à candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Braga Netto por ora fala com reservas sobre o assunto. Membros do partido afirmam, inclusive, que pesquisas internas apontam para um favoritismo do general em relação a outros postulantes. A vaga é cobiçada pelo senador Carlos Portinho (PL) e pelos deputados federais Eduardo Pazuello (PL) e Otoni de Paula (MDB). “O futuro a Deus pertence e a decisão final é dos nossos líderes”, afirma Braga Netto — interlocutores dizem que o que faz brilhar os olhos do general é a disputa por uma vaga ao Senado por Minas em 2026. 

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Laísa Dall'Agnol/Veja

Foto: Sergio Lima/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.