A preocupação com os impactos sobre a saúde humana decorrentes da degradação do meio ambiente tornou-se, nestes tempos, objeto ensejador para o enfrentamento da grave crise socioambiental que vivenciamos. Estudos evidenciam que a ausência do saneamento ambiental e de cuidados de prevenção e higiene, que devem fazer parte do cotidiano de todos nós, devem ser coibidas com medidas educativas e de infraestrutura.
Um dos pontos de atuação, para sanar e/ou minimizar esta problemática é a escola como espaço integrativo, formador de valores, educativo e de comportamento.
E esse é, exatamente o papel do Projeto Educação em Saúde Ambiental, desenvolvido pela secretaria de educação de Frutuoso Gomes, juntamente com alunos e corpo docente da Escola Municipal Ernesto Ferreira, da cidade de Frutuoso Gomes, em parceria com a secretaria de saúde e a coordenação técnica ficando sob responsabilidade do competentíssimo Ari.
A Gincana, ocorrida naquele educandário na última quinta-feira, foi um dos pontos altos deste projeto.
As ações propostas consistem em realizações que mobilize toda a escola.
E foi o que aconteceu. Alunos e professores, procuraram criar uma espécie de sensibilização da comunidade escolar, sobre a importância dos cuidados com o condicionamento adequado do lixo, a higiene do corpo e do meio, alimentação saudável, saneamento básico e ambiental, além de uma série de outros pontos que abrangem o tema.
"Estas ações serão de fundamental importância para dar sustentabilidade as atividades de educação ambiental junto a escola, possibilitando a criação de uma cultura de envolvimento e preocupação com a saúde e com a educação ambiental de maneira permanente na unidade escolar", disse a prefeita Janda Jácome.
A secretária de educação, Gorete Torres, sintetizou numa única frase, a importância deste evento:
"Foi uma tarde de muito aprendizado, diversão e exemplos de preservação ambiental", conclui a titular da pasta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.