RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 27 de agosto de 2019

JOVENS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA PARTICIPAM DE INTERCÂMBIO REGIONAL.

Despertar o protagonismo juvenil é o principal objetivo dos intercâmbios entre a juventude potiguar de Economia Solidária, iniciativa do Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas). No último sábado (24), a primeira edição do projeto reuniu cerca de 30 jovens e adolescentes das regiões do Trairi e do Agreste com o intuito de dinamizar o espírito inovador das organizações de coletivos em busca do fortalecimento econômico, social e cultural. Os jovens visitaram a Associação de Jovens Agro ecologistas Amigos do Cabeça (JOCA) e a Associação Cavernature, ambas localizadas no município de Jandaíra.
As atividades contaram com visitações, mapeamento, análise e diagnóstico de problemas sociais e ambientais que atrapalham o desenvolvimento socioeconômico de regiões marcadas pela escassez de água e o solo árido e que, dessa forma, prejudicam condições básicas de sobrevivência da população, principalmente no sertão nordestino. Associado a isso, soma-se temáticas de preservação da fauna e flora local, garantindo a sobrevivência do ecossistema mesmo em meio às constantes extinções de aves e polinizadores, como é o caso das abelhas, que são responsáveis pelo cultivo de mais de dois terços de toda produção alimentícia mundial.
Para Marcos Leonez, consultor do Ecosol, a ação é um estímulo as organizações coletivas, por meio da qual, o protagonismo do jovem aliado à inovação e à criatividade podem gerar economia e desenvolvimento sustentável. “Nós queremos despertar a importância da organização para que esses jovens tenham acesso aos editais, programas e projetos, gerando, dessa forma, atividade econômica e renda. Foi um dia de atividades, nas quais os jovens, além de conhecerem as experiências, puderam tirar dúvidas e receber incentivos para a vida e o trabalho coletivo”, explicou.

Fonte: Política em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.