STF decidiu concluir julgamento do orçamento secreto só na segunda (20), o que deu tempo aos parlamentares para aprovar texto sobre o tema nesta sexta (16).
Depois de se reunir na tarde desta sexta (16) com Rodrigo Pacheco, Ricardo Lewandowski (foto) disse que levará em conta em seu voto no STF a resolução aprovada hoje pelo Congresso para, na prática, institucionalizar o orçamento secreto.A sessão do Supremo que julgava a constitucionalidade do orçamento secreto foi suspensa nesta quinta (15) —quando o placar estava 5 a 4 contra a medida e faltavam apenas os votos de Lewandowski e Gilmar Mendes— e será retomada na segunda (20).
Segundo O Globo, o ministro do STF disse que a aprovação do texto hoje é um fato novo que precisa ser encarado na retomada do julgamento e destacou a iniciativa do presidente do Senado de enviar ofício a todos os gabinetes do Supremo mencionando a resolução.
“Certamente levaremos essa resolução em consideração quando retomarmos o julgamento na segunda-feira que vem. Muito daquilo que estava proposto na resolução atendia às preocupações ventiladas pelos ministros no julgamento. (…) Nos debruçaremos sobre a resolução, que agora foi aprovada, sempre nesse sentido importante de diálogo entre os poderes”, afirmou Lewandowski.
Não custa lembrar: como publicamos ontem, o adiamento da sessão do STF faltando só um voto para derrubar o orçamento secreto foi uma jogada combinada por Gilmar e Lewandowski com a cúpula do Congresso.
Fonte: O Antagonista
Foto: Nelson Jr/SCO/STF
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.