RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 29 de abril de 2022

COMOVENTE: MULHER NEGRA RESGATADA TEME SEGURAR MÃO DE REPÓRTER BRANCA

Madalena Silva, de 62 anos, foi resgatada em março de 2021 após passar 54 anos em condições análogas à escravidão.

O trecho de uma reportagem do telejornal "Bahia Meio-Dia" viralizou nas redes sociais após Madalena Silva, uma mulher negra resgatada de trabalho análogo à escravidão, confessar à repórter Adriana Oliveira que temia pegar em sua mão por ela ser uma mulher branca.

Aos prantos, Madalena hesita com a tentativa da repórter de segurar em sua mão, dizendo: “Eu tenho receio de pegar na sua mão branca”. Adriana questiona a entrevistada: “Mas você tem medo de quê?”. Ela responde: “Porque eu vejo a sua mão branca, aí eu pego a minha boto em cima da sua, aí eu acho feio isso”.

Delicadamente, a jornalista conversa com Madalena: “sua mão é linda, sua cor é linda, olha pra mim. Aqui não tem diferença”. A senhora responde: “Tem, sim, diferença, olha a sua e olha a minha”. Adriana rebate: “O tom é diferente, mas você é mulher, eu sou mulher. Os mesmos direitos e o mesmo respeito que todo mundo tem comigo, tem que ter com você.” Ao final, a repórter abraça a entrevistada.

Madalena Silva é uma das 13 mulheres que foram resgatadas do trabalho análogo à escravidão na Bahia. A mulher conta que, durante seus últimos 54 anos, dos 62 de vida, ela não recebia salário, era maltratada e sofria com roubos da filha dos ex-patrões. A família chegou a roubar 20 mil de sua aposentadoria além de fazer empréstimos em seu nome. 

A história comoveu os internautas, que se emocionaram com as mazelas deixadas pelos anos de violência na vida de Madalena, e com a prevalência do racismo. O apresentador da TV Bahia, Vanderson Nascimento, postou em seu Twitter:

Fonte: Laura Bragança/Estado de Minas

Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.