RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 12 de abril de 2022

ALEXANDRIA: ESTUDANTES DA ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO SEM TRANSPORTE

Recebemos na manhã de hoje, a visita de alunos alexandrienses da Escola Agrotécnica do Cajueiro, que tem sede na cidade paraibana de Catolé do Rocha.

Tomamos ciência que aproximadamente 65 alunos daquela cidade potiguar, estão prejudicados por falta de transporte escolar. Segundo estes, recorreram ao poder executivo do município, porém, não foram atendidos no que desejavam.

Entramos em contato com o sub secretário de educação de Alexandria, Gustavo Paiva, para termos conhecimento do fato.

Conforme Gustavo Paiva, havia um acordo em que a Escola do Cajueiro disponibilizaria um ônibus e a prefeitura arcava com o abastecimento. Entretanto, a unidade escolar paraibana deixou de enviar o transporte, o que impossibilitou o município de Alexandria, de bancar, além do combustível, com um ônibus, tendo em vista que todos estão comprometidos com o transporte escolar do município.

Os alunos sugeriram que os pais pagassem vans e a prefeitura entraria com o combustível, o que, segundo Gustavo Paiva, tornou-se inviável, diante de, sendo veículos particulares, não teria como justificar os gastos.

Questionamos o subsecretário, se, caso houvesse a disponibilidade de um veículo, o executivo alexandriense voltaria a arcar com o abastecimento. Gustavo ficou de verificar junto ao município para nos dar um posicionamento.

Entramos em contato com Edvan Júnior, diretor do Centro de Ciências Humanas e Agrárias da Escola Agropecuária do Cajueiro e estamos esperando o retorno do mesmo, que pediu alguns instantes para atender nossa ligação.

Após o contato do diretor Edvan Júnior, manteremos os leitores atualizados.

ATUALIZANDO ÀS 12:47

Acabamos de receber um telefonema do Diretor do Centro de Ciências Humanas e Agrárias da escola Agrotécnica Cajueiro, que nos colocou a par da situação que afeta os estudantes de Alexandria.

Edvan Júnior frisou claramente que em nenhum instante, em tempos algum, houve contato algum por parte de membros da secretaria de educação ou mesmo da administração municipal de Alexandria, sobre o transporte escolar dos alunos alexandrienses. O diretor do CCHA afirmou que sabendo desta problemática, de livre vontade, buscando ajudar os alunos de Alexandria, que é uma fatia considerável do corpo discente daquele estabelecimento educacional, entrou ele em contato com a secretária de educação, Soraia Alves, que havia assegurado que não havia possibilidade de disponibilizar ônibus aos estudantes que estudam em Catolé do Rocha, em virtude de estarem todos os ônibus escolares do município, servindo a demanda para os alunos que estudam no município.

"O que ocorreu, quanto as vezes em que o ônibus foi para Alexandria buscar os estudantes, em caráter extraordinário, deu-se por está, naqueles dias, os ônibus disponíveis e os estudantes terem a necessidade de aulas práticas. mas nossos ônibus atendem o alunado de Catolé do Rocha, não havendo como suprir a necessidade de alunos de outras cidades", disse Edvan Júnior.

25% DOS ALUNOS SÃO ALEXANDRIENSES

Alunos de cidades como Jardim de Piranhas; Jericó; Riacho dos Cavalos e outras tantas, não recebem transporte da Escola do Cajueiro. Isso já por que não é nosso dever propiciar este transporte.

Alexandria é a cidade, depois de Catolé do rocha, que tem maior número de alunos, chegando a aproximadamente 255 do corpo discente.

DIREITO À EDUCAÇÃO

Edvan Júnior disse que a situação entristece não só pais e alunos, mas toda a instituição Escola Cajueiro, por que todos sabem que oferecer educação, é um dever do estado, e, mesmo não o sendo, seja para que município/estado for, facilitar o direito destes alunos em ter um futuro melhor, no mínimo mereceria uma atenção muito maior em encontrar saída para a presente problemática.

SENSIBILIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL

Pedimos, em nome de toda a população alexandriense, em especial dos estudantes do município que estudam na Escola Agrotécnica do Cajueiro, que seja flexibilizado, dentro do que for justo, a oferta do transporte escolar a estes jovens. Aplicar-se, por exemplo, o que já é feito com os universitários, sejam de faculdades privadas ou públicas que estudam em pau dos ferros e têm o transporte diário.

LIVE DIA 21 DE ABRIL

O blog RN POLÍTICA EM DIA, convidou o Diretor do Centro de Ciências Humanas e Agrárias da Escola Agrotécnica do Cajueiro, Edvan Júnior para participar de nossa live que ocorre às quintas-feiras, que de pronto não só aceitou, como sugeriu a participação do Diretor da Escola, Francisco Ademílton Vieira Damaceno, o que estamos viabilizando.

A live ocorrerá no próximo dia 21 de abril, no perfil do instagram @rnpoliticaem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.