Cruzamento de dados oficiais mostra que os estados com mais casos confirmados de covid-19 no Brasil têm um histórico de alta letalidade para doenças respiratórias.
Juntos, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará respondem por sete em cada dez mortes provocadas pelo novo coronavírus no país — 404 dos 553 óbitos registrados até ontem. Também concentram 7.340 casos de coronavírus, cerca de 62% dos 12.056 confirmados pelo Ministério da Saúde.
Esses três estados registram também as maiores taxas de mortalidade do país por gripe e pneumonias — doenças com quadros semelhantes ao novo coronavírus.
Para chegar a essa conclusão, a reportagem do UOL cruzou dados do DataSUS referentes a mortes ocasionadas por dez categorias de gripes e pneumonias com dados populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As informações são de 2018, as mais recentes sobre mortalidade no país.
Naquele ano, 81.440 pessoas morreram por gripes e pneumonias no Brasil. Essas mesmas categorias são listadas pelo Ministério da Saúde no monitoramento da SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
O Rio de Janeiro foi o estado com maior taxa de letalidade por esse tipo de problema respiratório: 56,89 mortes a cada 100 mil habitantes, e 9.763 no total. Em seguida vem São Paulo, com 52,65 mortes a cada 100 mil habitantes e o maior número absoluto de vítimas (23.977). Já o Ceará tem taxa de mortalidade de 48,27 mortes a cada 100 mil habitantes e 4.381 casos.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: Igor Mello/Uol
Foto: Getty Images via BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.