RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 23 de dezembro de 2018

TSUNAMI DEIXA MAIS DE 200 MORTOS NA INDONÉSIA.

Ao menos 222 pessoas morreram e centenas ficaram feridas quando um tsunami posterior a uma erupção vulcânica atingiu praias e zonas costeiras ao redor do estreito de Sunda, na Indonésia, no sábado à noite, espalhando pânico entre moradores e turistas.
Centenas de edifícios foram danificados pela onda gigante, que atingiu praias do sul da ilha de Sumatra e do extremo oeste de Java às 21H30 locais (12H30 de Brasília) de sábado. O tsunami foi provocado pela erupção do vulcão que é considerado o "filho" do lendário Krakatoa, o Anak Krakatoa, segundo o porta-voz da Agência Indonésia de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.
"Morreram 222 pessoas, 843 estão feridas e 28 desaparecidas", afirmou o porta-voz da Agência Nacional de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.
O balanço anterior era de 168 mortos.
As equipes de emergência procuravam sobreviventes entre os escombros.
Um vídeo dramático que circula pelas redes sociais mostra o momento em que uma onda gigantesca atinge um show do grupo de música pop "Seventeen". Os integrantes da banda correm desesperados do palco, enquanto a onda chega aos espectadores. Em uma mensagem no Instragram, o vocalista do grupo, Riefian Fajarsyah, anunciou, sem conter as lágrimas, as mortes do baixista e do empresário que organizava a turnê.
Imagens exibidas por um canal de televisão mostram a onda na praia de Carita, um popular destino turístico da costa oeste de Java: na passagem, o fenômeno deixa um rastro de destruição, com pedaços de telhados, madeira e árvores derrubadas.
Em Carita, Muhammad Bintang, de 15 anos, viu a aproximação da onda. "Chegamos às 21H00 para as férias e logo a água chegou. Tudo ficou escuro. Não havia energia elétrica", disse o adolescente.
Na província de Lampung, do outro lado do estreito, Lutfi al Rasyid, 23 anos, contou à AFP como fugiu da praia de Kalianda.
"Não consegui ligar a moto, então saí correndo. Rezei e corri o mais rápido que consegui".

Fonte: Muhammad Ary/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.