RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

GOVERNO APRESENTA AÇÕES EM AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE OS RESERVATÓRIOS DO RN.

As iniciativas tomadas pelo Governo Estadual no tocante à segurança hídrica, em especial o acompanhamento e recuperação de Barragens, foram explanadas nesta segunda-feira (11), durante a Audiência Pública sobre o Estado de Conservação das Barragens do Rio Grande do Norte. O evento ocorreu às 9h, no auditório da Assembleia Legislativa.
O Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, apresentou algumas das ações, começando pela visita técnica que ele realizou na Barragem de Passagem das Traíras, em São José do Seridó, seguida pela assinatura da ordem de serviço para os Estudos e Elaboração do Projeto de Recuperação do reservatório, que aconteceu na última quinta-feira (07). De acordo com o Secretário, a empresa licitada iniciou, hoje (11), os serviços contratados e tem um prazo de 90 dias para finalizar.
Sobre a Barragem de Passagem das Traíras, o Secretário acrescentou ainda que além da sondagem que analisa o estado físico do reservatório e a elaboração do estudo hidrológico, a empresa contratada vai produzir seu plano de segurança e o plano de ação emergencial.
“Também vamos recuperar outros seis reservatórios, dentro do Projeto RN Sustentável. Estamos planejando e agindo de forma integrada para otimizar a gestão e segurança hídrica no RN , seguindo orientação da Governadora Fátima Bezerra, que reafirmou esse compromisso, na sua primeira mensagem a este legislativo” destacou João acrescentando ainda que existe R$ 2,14 milhões no orçamento de 2019 para a Semarh investir em obras semelhantes.
Os seis açudes citados são: Pataxó, em Ipanguassu, Bodó, Apanha-Peixe, em Caraúbas, Boqueirão de Angicos, em Afonso Bezerra, e Novo Angicos, no município de mesmo nome, e a Barragem de Lucrécia, que já está com 70% da obra concluída. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está acompanhando e fiscalizando a execução dos serviços que totalizam R$ 20,6 milhões.

Fonte: Política em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.