RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 30 de março de 2013

SÓ 19 PARLAMENTARES FORAM A TODAS AS SESSÕES.

Dos 649 parlamentares que exerceram o mandato no ano passado, 17 deputados e dois senadores registraram presença em todas as sessões cujo comparecimento era obrigatório.

No ano que cresceu a bancada dos mais faltosos, também aumentou a dos mais assíduos. Um grupo de 19 parlamentares conseguiu conciliar os compromissos político-partidários com as exigências do mandato e comparecer a 100% das sessões reservadas a votações em 2012. Nesse tipo de sessão, a presença dos congressistas é obrigatória. Apesar do crescimento, a bancada dos sempre presentes ainda é diminuta: 556 deputados e 93 senadores exerceram mandato ao longo de 2012. Os dados são de levantamento da Revista Congresso em Foco.
Em meio à realização das eleições municipais e às discussões em torno da CPI do Cachoeira, 17 deputados registraram presença em todos os 91 dias com sessão deliberativa. Em 2011, 13 deputados haviam comparecido todos os dias.
No Senado, Pedro Taques (PDT-MT) e José Pimentel (PT-CE) foram os únicos que estiveram presentes às 126 sessões realizadas ao longo de 2012. Em 2011, nenhum senador foi a todas as reuniões. Quem mais se aproximou disso foi o próprio Pimentel, que teve apenas uma ausência.
Acordar cedo
“Eu reconheço que o trabalho do parlamentar não se faz só dentro da Casa [Senado]. Acredito que os parlamentares que não compareceram estavam trabalhando nos ministérios, nas bases e nos estados. Mas eu também faço esse trabalho nos ministérios e principalmente no meu estado. E estou sempre lá”, alfineta Pedro Taques. O senador dá a receita para estar sempre presente: “Acordo cedo e durmo tarde. Assim é possível conciliar as atividades das funções principais dos parlamentares”, diz.
Para Pimentel, a organização é primordial para conciliar todas as atividades. “Cada indivíduo distribui seu tempo de acordo com seus compromissos. Eu tenho compromisso com o povo cearense e com o Brasil. A maneira que eu tenho de retribuir essa grande generosidade das famílias cearenses é estando presente e dando conta do compromisso que eu assumi para com eles e para com a sociedade”, afirma o líder do governo no Congresso.
Na Câmara, sete deputados conseguiram manter os 100% de presença nos dois primeiros anos da atual legislatura: Alexandre Leite (DEM-SP), Jesus Rodrigues (PT-PI), Lincoln Portela (PR-MG), Manato (PDT-ES), Pedro Chaves (PMDB-GO), Reguffe (PDT-DF) e Tiririca (PR-SP).

Fonte: Mariana Haubert e Edson Sardinha/Congresso em Foco
Foto: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.