RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 30 de maio de 2022

SETE ESTADOS OFERECEM AJUDA A PERNAMBUCO EM MEIO ÀS FORTES CHUVAS

Mais estados do nordeste têm alerta para chuva e 14 mil pessoas estão fora de casa.

Pelo menos sete estados brasileiros já se mobilizaram para enviar equipes do Corpo de Bombeiros e auxiliar a população pernambucana que enfrenta fortes chuvas desde a última semana.

De acordo com o governo de Pernambuco, 84 pessoas morreram desde a última quarta-feira (25), 56 estão desaparecidas, 3.957 desabrigadas e 14 municípios decretaram situação de emergência.

Na noite deste domingo (29), doze bombeiros da Bahia estavam à caminho do Recife para auxiliar nas buscas e resgates de vítimas em estruturas colapsadas. O Rio Grande do Norte também autorizou o envio de oito bombeiros, além de cão farejador.

A Paraíba, outro estado que também enfrenta fortes chuvas, mandou uma equipe. Amazonas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais também deixaram suas corporações disponíveis.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o primeiro alerta de chuvas no litoral do nordeste em 20 de maio, mas as precipitações em Pernambuco começaram a se intensificar na última segunda-feira (23).

Em três dias, foram registrados 194mm apenas na cidade do Recife, índice que está entre os três maiores da história da cidade, atrás apenas de máximas nos anos de 1970 (335,8mm) e 1986 (235mm).

A prefeitura da capital já estruturou 41 abrigos para acolher as pessoas e suspendeu as aulas da rede municipal. Há previsão para mais chuva no decorrer desta segunda-feira (30).

O governador Paulo Câmara disponibilizou R$ 100 milhões para o trabalho de busca e salvamento e também para obras urgentes e de infraestrutura nos municípios atingidos.

Além de Pernambuco, outros quatro estados do nordeste também estão com alertas para chuva desde a última semana.

O Alagoas, outro estado fortemente atingido, decretou situação de emergência e registra 2.102 pessoas desabrigadas e 8.017 desalojadas. Na Paraíba, 14 pessoas ficaram desalojadas depois do rompimento de um açude em Pocinhos, no Agreste. O Rio Grande do Norte e o Sergipe também registraram chuvas além do esperado.

Fonte: Giulia Alecrimda CNN

Foto: Ministério do Turismo/Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.