RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

FEBRABAN CONFIRMA QUE PRESIDENTE DA CAIXA AMEAÇOU RETIRAR BANCO DA ENTIDADE

A Procuradoria da República no DF apura se Pedro Guimarães agiu para evitar a divulgação do manifesto capitaneado pela Fiesp às vésperas do 7 de Setembro

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) confirmou ao Ministério Público Federal (MPF) que o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, ameaçou retirar o banco da entidade em caso de assinatura do manifesto capitaneado pela Fiesp às vésperas do 7 de Setembro, diz a Folha.

A Procuradoria da República no DF apura se Pedro Guimarães — aliado de Jair Bolsonaro — usou seu cargo para evitar a divulgação do documento sobre a crise institucional no país.

“O presidente da Caixa Econômica Federal, em contatos informais, antecipou a posição contrária da Instituição Financeira à adesão ao manifesto pela Febraban e informou que, caso ocorresse, haveria a desfiliação da Caixa“, informou a Febraban na resposta enviada ao MPF.

A federação também anexou vários e-mails relacionados à assinatura do manifesto. Segundo a Folha, as conversas mostram que, no dia 1 de setembro, Pedro Guimarães pediu ao presidente do Conselho Diretor da Febraban uma reunião presencial do colegiado para uma “nova deliberação sobre a adesão da entidade ao manifesto”. No e-mail, o presidente da Caixa teria argumentado que “por exigência fundada no interesse social” e “de modo a evitar exposição negativa de mídia” seria necessário que o encontro fosse presencial. O pedido de Pedro Guimarães foi negado no dia seguinte.

Fonte: O Antagonista

Foto: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.