RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

JULGAMENTO SOBRE CONTRATAÇÕES NA SAÚDE ESTÁ PARADO NO STF HÁ OITO MESES

Análise de ação apresentada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro foi suspensa após pedido de vista

A ação que discute os limites da competência do Judiciário para determinar obrigações ao Executivo para a contratação de servidores e execução de obras na área da Saúde está parada há oito meses no Supremo Tribunal Federal.

O caso começou a ser analisado em maio, quando o relator, ministro Ricardo Lewandowski votou a favor da possibilidade de o Judiciário impor obrigações na área da Saúde — mas foi interrompido após pedido de vista do ministro Luís Roberto Barroso.

Autor da ação que discute a matéria, o Ministério Público do Rio de Janeiro apresentou, ainda em maio, uma petição a Barroso para que o caso voltasse a ser julgado o mais rápido possível. O julgamento ocorre de maneira virtual.

“A atuação do Poder Judiciário para a garantia efetiva do direito fundamental à saúde revela-se ainda mais importante no momento no qual vivemos uma das maiores crises da história, em razão da pandemia de Covid-19”, disse o órgão ao Radar.

A questão chegou ao STF por meio de uma ação civil pública ajuizada há mais de 12 anos para tentar reverter a carência de médicos e pessoal técnico do Hospital Municipal Salgado Filho, no Rio de Janeiro. 

Fonte: Mariana Muniz/VEJA

Foto: Orlando Brito/VEJA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.