RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

ALEXANDRIA: O QUE DIZ O SECRETÁRIO DE SAÚDE SOBRE VACINAS EM PROFISSIONAIS QUE NÃO SÃO DA LINHA DE FRENTE

O blog recebeu três mensagens via whatsapp de populares de Alexandria, relatando que supostamente pessoas que não se englobam no grupo de risco do enfrentamento a pandemia, estavam sendo imunizadas. Conforme uma das mensagens, o remetente foi bastante incisivo em dizer que "as vacinas estão dando a quem eles querem e os idosos com mais de 80 anos com problema de saúde não tem direito."

Diante do fato, recorremos ao secretário de saúde do município, Jorge Eduardo Ananias, que explicou o fato, por meio de uma nota de esclarecimento:

"Recebemos na 1ª remessa, a quantidade de 164 doses da vacina Coronavac, que foi destinada exclusivamente para profissionais de saúde da linha de frente do combate à pandemia. Em um segundo momento, recebemos 140 doses, sendo 130 da Oxford e 10 da Coronavac, totalizando 140 doses. Esta segunda remessa, estão sendo imunizados, além de profissionais de saúde da linha de frente, outros profissionais de saúde, que trabalham em unidades de saúde tanto da área pública, como de entidades privadas, como é o caso, também de farmácias. Acrescento ainda, que outros profissionais diretamente ligados ao atendimento com pessoas que passam por qualquer tipo de tratamento médico, como por exemplo cinco profissionais da Casa do Alexandriense, em Natal, também serão imunizados no próximo sábado. temos 386 profissionais da saúde em nosso município. Recebemos 304 doses de vacinas. Assim, ainda faltam 82 doses para assegurar que todos os profissionais de saúde estejam imunizados, para então aguardar a chegada de outras doses e assim começarmos a vacinação em outros grupos prioritários, inclusive idosos com idade de 75 anos ou mais. Necessário é, que a população entenda que estamos seguido rigorosamente os trâmites determinados pela secretaria estadual de saúde e preconizados pelo Ministério da Saúde. Abaixo, segue duas notas técnicas, emitidas pela SESAP, que asseguram como deve ser a distribuição das vacinas, destes dois lotes que recebemos.

Aproveito o ensejo, para expressar a população, antes que apareçam questionamentos, entretanto que serve de exemplo para o quanto é rígida as determinações. Os idosos do abrigo existente em Alexandria, não poderiam ser vacinados pelas duas etapas, por não ter aquela entidade, institucionalizada. ou seja, não há um registro legal de funcionamento, que assegure englobar os idosos que residem no abrigo, como prioridade inicial. o que em muito nos entristece. Porém, temos o dever de cumprir as determinações. e as cumpriremos com todo rigor.    

Com o devido respeito, desafio qualquer cidadão ou cidadã alexandriense, a mostrar uma única pessoa que tenha sido vacinado, que não seja diretamente ligado a área da saúde", concluiu Jorge Eduardo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.