RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

39% ACHAM QUE POSSE DE BIDEN NÃO MUDARÁ RELAÇÃO BRASIL-EUA, MOSTRA PODERDATA

25% apostam na deterioração, 21% na melhoria da diplomacia

Pesquisa do PoderData mostra que 39% dos brasileiros avaliam que a relação diplomática entre o país e os Estados Unidos deve se manter igual apesar da posse de Joe Biden como presidente da maior potência mundial.

Biden é do Partido Democrata, que fazia oposição ao governo do ex-presidente republicano Donald Trump. Este, por sua vez, era próximo a Jair Bolsonaro.

O presidente da República chegou a endossar o discurso de Trump de fraude nas eleições de novembro nos EUA, que elegeu Biden e impediu o 2º mandato trumpista. Além disso, no único debate entre os 2, o democrata chegou a ameaçar o Brasil com sanções por conta da escalada do desmatamento na Amazônia.

Diante desse cenário, são 25% os que preveem uma deterioração na relação Brasil-EUA. A taxa está empatada no limite da margem de erro com a opinião contrária. Para 21%, o trato entre os 2 governos vai melhorar com Biden na Casa Branca.

Outros 15% não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 18 a 20 de janeiro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 544 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Ighor Nobrega/Poder360

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.