RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 2 de julho de 2018

POLÍTICA E RELIGIÃO: PRESENÇA DE RELIGIOSOS NA URNA PODE FERIR O ESTADO LAICO?

Desde a Constituição de 1988, o Brasil é considerado um país laico, cujo Estado não pode favorecer ou prejudicar nenhuma religião. O mesmo conjunto de leis aprovados naquele ano, garante a liberdade das crenças, sem qualquer tipo de censura. Por isso, assim como outros segmentos sociais, no parlamento também há pessoas ligadas às religiões, que são eleitas para representarem seus eleitores no debate legislativo. Aqui na Paraíba, alguns nomes já conhecidos estarão nas urnas novamente, colocando-se na disputa por um cargo no legislativo.
É o caso do padre e parlamentar federal Luiz Couto. Católico e militante político de esquerda, Couto divide-se entre as ocupações da deputação federal, do professorado na UFPB e do sacerdócio. Ele já foi deputado federal por dois mandatos e foi eleito quatro vezes como deputado federal. Na última eleição, obteve 69.922 votos. Esse ano, seu nome foi sugerido para concorrer à disputa senatorial, mas o Partido dos Trabalhadores informou que ele deverá mesmo ser candidato à reeleição. Na Câmara, além de defender as pautas ligadas à sua filosofia política e a seu partido, o parlamentar também se destaca na luta contra o crime organizado.
Outro que deverá entrar na disputa desse ano é o deputado estadual Frei Anastácio, também do Partido dos Trabalhadores. Anastácio é um frade franciscano ligado aos movimentos sociais de esquerda e à teologia da libertação. Ele está na militância política desde o ano de 1973, quando participava da Organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais, e já foi coordenador da Comissão Pastoral da Terra. Anastácio foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1998, depois em 2002, 2010 e mais uma vez em 2014.
AQUI VOCÊ LER A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Fonte: Polêmica Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.