RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 22 de julho de 2018

DEPUTADO PRESO, JOÃO RODRIGUES ANUNCIA QUE VAI CONCORRER À REELEIÇÃO.

Parlamentar de Santa Catarina deve ter nome aprovado pelo partido neste sábado.

Condenado pela Justiça e cumprindo pena no regime semiaberto, o deputado federal João Rodrigues (PSD-SC) anunciou que será candidato à reeleição nas eleições deste ano. A candidatura foi homologada neste sábado na convenção estadual do PSC em Santa Catarina. Já afiado para campanha, o deputado presidiário diz ter certeza que será eleito.
— Se eu não ficar entre os cinco mais votados, eu não assumo o mandato. Por uma razão simples, o estado acompanha minha história e sabe que houve um equivoco da Justiça— afirma.
Mesmo de condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), João Rodrigues tem direito de registrar candidatura, e pode concorrer enquanto couberem os recursos na Justiça. Ele cumpre desde fevereiro pena de cinco anos e três meses por irregularidades em uma licitação na compra de uma retroescavadeira de R$ 60 mil reais quando o assumiu por 30 dias a prefeitura de Pinhalzinho, no oeste de Santa Catarina, em 1999. Após quatro meses em regime fechado, voltou a exercer suas atividades na Câmara no início de junho e aguarda julgamento de recursos no Supremo Tribunal Federal (STF).
— Estou em fase recursal ainda, eu só fui condenado no TRF-4, instancia única. Eu tenho agora o julgamento do meu processo no STF, com os embargos de declaração que devem ocorrer na primeira quinzena de agosto. Por que é que eu sou candidato? Por uma questão óbvia: toda jurisprudência do STF diz que quando não há dano ao erário, o réu é absolvido. Então, acredito na Justiça.
Em tese o deputado poderá concorrer enquanto não houver a palavra final sobre o registro da candidatura, que deverá ser analisada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. (TRE-SC). Ao deixar o presídio da Papuda e retornar aos trabalho na Câmara, João Rodrigues declarou que só tentaria a releição se obtivesse a absolvição ou a prescrição de seu processo, defendendo que o eleitor brasileiro vote “naquele que é ficha limpa”.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Adriana Mendes/O Globo
Foto: Daniel Marrenco/Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.