RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 28 de março de 2018

ALUNOS DE DOUTORADO TÊM MAIS CHANCES DE DESENVOLVER DEPRESSÃO E ANSIEDADE.

Pesquisa aponta que condições são mais comuns em doutorandos: entre esses estudantes, 39% apresentaram sintomas de problemas de saúde mental prejudicada, enquanto apenas 6% da população em geral é afetada.
Desde que iniciou a graduação, a bióloga Susi Pereira Luiz, de 42 anos, tinha o sonho de realizar doutorado. Ainda que distante naquela época, com muita determinação, esforço e coragem, o que estava apenas no campo das ideias passou a ser uma realidade - mas não exatamente como ela imaginou.
“Achei que, durante o doutorado, eu me inspiraria. Afinal, finalmente estaria fazendo o que me fazia feliz e seria realizada pesquisando. Hoje, depois de 24 meses, com mais 12 pela frente, só consigo pensar que colecionei noites sem dormir, perdi momentos importantes do crescimento da minha filha e ganhei uma depressão ”, contou ela.
A realidade de Susi não é uma exceção. Recentemente, um estudo publicado pela revista científica Nature Biotechnology mostrou que pessoas que fazem doutorado podem ser até seis vezes mais propensas a desenvolver ansiedade e depressão se comparadas à população em geral.
O estudo liderado pelo pesquisador Nathan Vanderford, da Universidade de Kentucky (EUA), apontou que 39% dos candidatos a doutor sofrem de depressão moderada ou severa, enquanto apenas 6% das pessoas que não são doutorandos apresentam as mesmas condições.
Para sustentar a ideia de que ser um doutorando é o diferencial para as más condições de saúde mental, e não se trata apenas de características que não sejam exclusivas dos estudantes, um estudo realizado na Universidade de Gent, em Flandres, na Bélgica, concluiu que os doutorandos, em comparação com outros grupos profissionais com alta formação, são mesmo mais afetados por sintomas de deterioração na saúde mental.
“Esta é uma publicação muito importante, porque progressivamente estamos compreendendo que existem problemas de saúde mental entre os doutorandos, e estudos como este nos ajudam a entender melhor suas causas”, afirmou Vanderford.

Fonte: Saúde - iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.