RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 30 de junho de 2014

BANCADA DO RN NA CÂMARA DOS DEPUTADOS PODERÁ TER RENOVAÇÃO DE MAIS DE 50%.

Três deputados federais não vão concorrer à reeleição e novos nomes aparecem com destaque para a disputa.

O pleito de 2014 no Rio Grande do Norte terá como um dos destaques a renovação da bancada do estado na Câmara dos Deputados. Com a realização das convenções partidárias, três parlamentares já confirmaram que não vão disputar a reeleição, deixando espaços, antes vistos quase como cativos, abertos para a ascensão de novos parlamentares.
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), abriu mão de concorrer à renovação do mandato para disputar o governo do estado. O deputado federal João Maia (PR) não será candidato ao cargo para ser vice de Henrique na sucessão estadual. Já a deputada Fátima Bezerra (PT), desistiu de ser candidata à reeleição para tentar chegar ao Senado.
Além dos três, o deputado federal Paulo Wagner (PV), que se elegeu em 2010 com uma votação pequena, por causa da coligação, dificilmente conseguirá renovar o mandato. Com bases eleitorais defasadas e numa coligação de competitiva, composta por 18 partidos, o parlamentar terá uma campanha difícil.
Os candidatos à reeleição que disputam a renovação do mandato com boas chances de vitória são os deputados federais Felipe Maia (DEM), Fábio Faria (PSD), Sandra Rosado (PSB) e Betinho Rosado (PP). No entanto, terão fortes adversários pela frente. As coligações serão essenciais para a definição do quadro final.
Felipe Maia conta com o apoio do DEM, que, apesar de fragilizado, possui bases suficientes para elegê-lo. Sandra Rosado tem bases sólidas em Mossoró e na região Oeste. No entanto, terá como concorrente direta a ex-prefeita da capital do Oeste Fafá Rosado (PMDB), candidata na mesma coligação. As duas travarão forte batalha pelos votos dos oestanos. Felipe, Sandra e Fafá apoiam a chapa Henrique governador e Wilma de Faria (PSB) senadora.
Fábio e Betinho são os protagonistas da coligação que apoia Robinson Faria (PSD) para o governo e Fátima para o Senado. Ambos possuem grandes estruturas. Fábio tem o apoio do pai e Betinho conta com o grupo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que não conseguiu a legenda para ser candidata à reeleição. Eles ainda contam com o reforço do PT na coligação proporcional, que vai ajudá-los com os votos de legenda.
Contra Betinho Rosado pesa o processo que ele responde na Justiça Eleitoral por infidelidade partidária. Ele deixou o DEM para integrar o PP em setembro do ano passado, sem conseguir a justa causa. Isso deixa sua candidatura frágil juridicamente. O caso ainda será julgado.
Sangue Novo
O cenário propício abriu espaço para novos nomes entrarem na campanha por uma cadeira na Câmara Federal. Com a saída de Henrique, o deputado estadual Walter Alves (PMDB) decidiu disputar o cargo. Ele ganhou boa parte das bases do candidato a governador. Walter fará dobradinha com os candidatos a deputado estadual do PMDB em todas as regiões do estado. É um dos candidatos favoritos nessa eleição.
Representante da juventude, o vereador natalense Rafael Motta, presidente estadual do PROS, é mais um nome que disputará o cargo de deputado federal pela primeira vez. Ele fará dobradinha com os candidatos a deputado estadual do PROS e de outros partidos que apoiam Henrique em todo o estado. Motta também é visto como um forte candidato.
O deputado estadual Antônio Jácome (PMN) também tentará uma cadeira na Câmara dos Deputados. Ele fará dobradinha com seu filho, vereador natalense Jacó Jácome (PMN), que disputará uma vaga na Assembleia Legislativa. Antônio Jácome foi o deputado estadual mais votado nas eleições de 2010. Conta com o segmento evangélico para ser o primeiro representante do setor a conquistar uma cadeira em Brasília pelo Rio Grande do Norte.
Ainda foram homologados candidatos para as oito vagas a ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB), a médica Zenaide Maia (PR) e o presidente estadual do PRB, Abraão Lincoln. Fafá conta com o apoio do PMDB do Oeste e a liderança em Mossoró. Zenaide terá o apoio das bases de João Maia. Já Lincoln, tem bases focadas nas associações de pesca e evangélicos da Igreja Universal.
Pelo PT, os dois nomes com maior destaque para buscar a vaga abdicada por Fátima são Adriano Gadelha, assessor da deputada que conta com seu apoio, e o vereador natalense Hugo Manso.

Fonte: Allan Darlyson/http://portalnoar.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.