RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 27 de outubro de 2024

ELEIÇÕES 2024: 51 CIDADES BRASILEIRAS IRÃO AS URNAS HOJE

Eleitora mais idosa estaria no Amazonas. Ela tem 114 anos

Hoje, domingo (27), 51 cidades brasileiras terão 2º turno. Deste número, 15 capitais escolheram seus prefeitos para o quadriênio 2025/28. São 33.996.477 eleitores que voltarão às urnas. A votação ocorre das 8h às 17h.

A segunda etapa do pleito aconteça nos municípios com mais de 200 mil eleitores onde nenhum dos candidatos à prefeitura alcançou mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. Neste caso, os dois postulantes mais votados disputam novamente em um embate direto. 

O Brasil tem 103 cidades que podem ser segundo turno. Ou seja, 49,51% dos municípios que poderiam ter uma nova eleição, conheceram seus gestores hoje.

São a maioria homens que disputam o cargo nestes municípios. 87 homens e 15 mulheres estão neste confronto.

São Paulo é o estado onde terá o maior número de disputas. 15 cidades incluindo a capital.

No Nordeste, 10 municípios assistirão depois das 17h, a contagem dos votos: Natal tem confronto entre Paulinho Freire e Natália Bonavides. 

Em Sergipe, Emília Corrêa enfrenta Luiz Roberto lutam pela prefeitura de Aracaju.
 
Na Bahia, Camaçari escolherá entre Flávio Matos encara Luiz Caetano, numa eleição que é vista como a mais disputada dentre as 15 pleitos realizados hoje. 

A segunda maior cidade paraibana, Campina Grande, tem Johny Bezerra em outro confronto apertadíssimo contra o atual gestor, Bruno Cunha Lima. Enquanto na capital, João Pessoa, o embate é entre Cícero Lucena encara Marcelo Queiroga. O ex-ministro da saúde, na época da pandemia, que deve ser derrotado sumariamente.

A importante cidade cearense de Caucaia, terá Naumi Amorim, enfrentando Catanho, do PT, que deve conhece a derrota para o candidato do PSB. A capital do Ceará conta com André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) buscam comandar Fortaleza pelos próximos quatro anos. O embate é acirradíssimo.
 
Imperatriz, capital maranhense, tem Marina Carvalho enfrentando Rildo Amaral.

No estado de Pernambuco, duas cidades conhecem hoje seus gestores a partir de 1º de janeiro de 2025. Paulista tem Ramos Santana na disputa contra Júnior Matuto. O capital do frevo e suas ladeiras, Olinda, terá o confronto duríssimo entre Vinicius Castello e Mirella Almeida. O petista deve vencer o embate.

Segundo a ministra Carmén Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a eleitora mais velha é do Amazonas e tem 114 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.