RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

CONSELHO DE MEDICINA VETERINÁRIA DENUNCIA E PEDE CASSAÇÃO DE INSPETOR ALBERTOPOR VÍDEO COM PORCO

Denúncia é em decorrência de vídeo em que o vereador aparece maltratando um porco, em referência ao prefeito eleito Evandro Leitão (PT)

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CMRV-CE) denunciou o vereador Inspetor Alberto (PL) por maus-tratos a animais e pediu a cassação do mandato do parlamentar. A queixa foi formalizada na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), no Ministério Público do Ceará (MPCE) e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). 

A denúncia acontece após a divulgação de um vídeo em que Inspetor Alberto aparece puxando as orelhas de um porco e pressionando o joelho contra o pescoço do animal, fazendo referência ao agora prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). O vereador é aliado de André Fernandes (PL), que disputava a gestão da Capital. 

Na nota, o CRMV destaca que este ato "além de inaceitável do ponto de vista ético, ocorre em um momento que a sociedade clama por respeito e proteção aos direitos dos animais". O conselho aponta a infração de diversas legislações em decorrência do vídeo, como da Lei de Crimes Ambientais, além de citar o artigo 79, do Código Eleitoral, para pedir a inelegibilidade do vereador, tendo em vista "a prática de atos que configurem falta de ética, desrespeito ou violação das normas que regem a função pública". 

A DPMA e o MPCE serão responsáveis por investigar o crime de maus tratos, enquanto o TRE-CE irá analisar a pedido de inelegibilidade do vereador. "Reafirmamos nosso compromisso com a proteção dos direitos dos animais e esperamos que medidas eficazes sejam tomadas para tratar essa situação de forma justa e responsável. A prática de maus-tratos, especialmente por um vereador, é um sinal alarmante de falta de compromisso com a ética e com a proteção que cada ser vivo merece", encerram a nota.  

Polícia Civil também instaurou inquerido contra Inspetor Alberto 

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) instaurou inquérito no domingo, 27, para investigar possível ocorrência de maus-tratos animais cometida pelo vereador Inspetor Alberto. Informação foi confirmada pelo delegado geral Márcio Gutiérrez.

“A Polícia Civil tomou conhecimento da circulação desse vídeo e vai tomar todas as medidas necessárias para apurar o fato. Para apurar crimes de maus tratos e quaisquer outros relacionados, inclusive de meio ambiente”, explicou Gutiérrez.Nas imagens em questão, Inspetor Alberto veste uma blusa da Seleção Brasileira de Futebol e, por cima, um colete balístico com adesivo da campanha de André Fernandes.Dizendo "Você vai para a panela", o vereador carrega e derruba o porco; então, coloca o joelho direito na parte superior do animal: "Vê se aguenta aí, leitão".

Depois, Inspetor Alberto ergue e solta o porco, antes de finalizar: "Desgraçado, você vai para a panela dia 27. Vou comer você assadinho".

Inspetor Alberto se defende do caso e diz que não teve intenção de machucar o animal 

O vereador publicou nota de defesa em suas redes sociais neste segunda-feira, 28, e afirmou que o vídeo foi realizado "sem nenhum intuito de causar dor ou desprezo ao animal", além de se dizer empenhado e dedicado na defesa dos animais.

Fonte: Isabelle Maciel/O Povo

Foto: Reprodução Whatsapp O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.