Eleitora mais idosa estaria no Amazonas. Ela tem 114 anos
Hoje, domingo (27), 51 cidades brasileiras terão 2º turno. Deste número, 15 capitais escolheram seus prefeitos para o quadriênio 2025/28. São 33.996.477 eleitores que voltarão às urnas. A votação ocorre das 8h às 17h.
A segunda etapa do pleito aconteça nos municípios com mais de 200 mil eleitores onde nenhum dos candidatos à prefeitura alcançou mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. Neste caso, os dois postulantes mais votados disputam novamente em um embate direto.
O Brasil tem 103 cidades que podem ser segundo turno. Ou seja, 49,51% dos municípios que poderiam ter uma nova eleição, conheceram seus gestores hoje.
São a maioria homens que disputam o cargo nestes municípios. 87 homens e 15 mulheres estão neste confronto.
São Paulo é o estado onde terá o maior número de disputas. 15 cidades incluindo a capital.
No Nordeste, 10 municípios assistirão depois das 17h, a contagem dos votos: Natal tem confronto entre Paulinho Freire e Natália Bonavides.
Em Sergipe, Emília Corrêa enfrenta Luiz Roberto lutam pela prefeitura de Aracaju.
Na Bahia, Camaçari escolherá entre Flávio Matos encara Luiz Caetano, numa eleição que é vista como a mais disputada dentre as 15 pleitos realizados hoje.
A segunda maior cidade paraibana, Campina Grande, tem Johny Bezerra em outro confronto apertadíssimo contra o atual gestor, Bruno Cunha Lima. Enquanto na capital, João Pessoa, o embate é entre Cícero Lucena encara Marcelo Queiroga. O ex-ministro da saúde, na época da pandemia, que deve ser derrotado sumariamente.
A importante cidade cearense de Caucaia, terá Naumi Amorim, enfrentando Catanho, do PT, que deve conhece a derrota para o candidato do PSB. A capital do Ceará conta com André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) buscam comandar Fortaleza pelos próximos quatro anos. O embate é acirradíssimo.
Imperatriz, capital maranhense, tem Marina Carvalho enfrentando Rildo Amaral.
No estado de Pernambuco, duas cidades conhecem hoje seus gestores a partir de 1º de janeiro de 2025. Paulista tem Ramos Santana na disputa contra Júnior Matuto. O capital do frevo e suas ladeiras, Olinda, terá o confronto duríssimo entre Vinicius Castello e Mirella Almeida. O petista deve vencer o embate.
Segundo a ministra Carmén Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a eleitora mais velha é do Amazonas e tem 114 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.