Com estratégias distintas, todas as correntes tentam vencer resistências internas e ampliar leque de alianças para 2022
Com movimento totalmente inverso ao adotado pela chamada 3ª via, que lançou mais de uma dezena de nomes à Presidência da República, os partidos de esquerda sinalizam para um plano de junção em torno da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no próximo ano.
Nesse quadro de estratégias distintas para a eleição presidencial de 2022, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) tem ficado cada vez mais isolado.
O obstáculo comum a todos os candidatos é a necessidade de vencer resistências, tanto em suas legendas quanto nas eventuais alianças que estão sendo negociadas.
“Candidatura útil à 3ª via”
A candidatura de Ciro, por exemplo, tem o desafio de atrair outras legendas. Interlocutores do ex-governador dizem que isso se dará às portas do registro da candidatura, ou seja, em julho, três meses antes do pleito. Segundo aliados do ex-ministro, a prioridade do partido é fechar alianças com a Rede, comandada por Marina Silva, e com o PV, duas legendas pequenas, que não conseguiram cumprir a cláusula de desempenho.
Brasil
O presidente do PV, José Luiz Penna, também tem mantido conversas com o PSB, comandado por Carlos Siqueira, para compor a possível federação de esquerda. A sigla também entrou no leque de conversas com PT, PCdoB e Psol.
No campo da 3ª via, Ciro não entrou como membro, visto que sua decisão de ser cabeça de chapa já foi definida desde dezembro de 2020. “Aí não tem como conversar”, destacou um integrante do grupo.
No entanto, o nome do cearense é visto como uma “candidatura útil” pelo campo dos “nem Lula nem Bolsonaro”, por cumprir a função de desidratar a candidatura do petista, hoje favorita, de acordo com pesquisas de intenção de voto.
“Para nós, a candidatura de Ciro é importante, porque ela tira votos da esquerda”, disse a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu (SP), durante o evento de lançamento do ex-juiz Sergio Moro como postulante ao Palácio do Planalto.
Fonte: Metrópoles
Foto: Arte/ Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.