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sábado, 18 de dezembro de 2021

EMPRESA AÉREA ITAPEMIRIM SUSPENDE OPERAÇÃO; PASSAGEIROS FICAM SEM VOOS

A Itapemirim Transportes Aéreos anunciou no início da noite desta sexta-feira (17) que suspendeu “temporariamente” as operações da empresa em todo o Brasil. 

A operação de ônibus da Viação Itapemirim continua normal. A companhia aérea vem enfrentando diversos problemas com atrasos e reclamações de fornecedores que não teriam recebido os pagamentos nos últimos meses.

Passageiros estão sendo pegos de surpresa nos aeroportos pelo país. No início da noite, cerca de cem clientes da empresa ficaram sem ter como voar no aeroporto de Guarulhos (SP).

Não há mais funcionários que representam a companhia para fazer o atendimento, segundo relatos de quem está no local.

A empresa não informou o que esses passageiros com voos marcados para as próximas horas devem fazer. Disse apenas que continuará a prestar assistência aos que forem afetados. Segundo nota, quem estiver com viagem programada para os próximos dias deverá entrar em contato pelo email falecomaita@voeita.com.br.

“A Anac recomenda que os passageiros com voos que ocorrem a partir deste sábado (18) não se dirijam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea. Junto a isso, a agência determinou que a Itapemirim preste atendimento integral e comunique cada passageiro individualmente sobre cancelamentos de voos e reacomodações e a possibilidade de reembolso dos bilhetes.”

O que cliente pode fazer?
Alvaro Sardinha, advogado especialista e membro da comissão de direito aeronáutico da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, diz que, mesmo com a suspensão das atividades, a empresa ainda tem a responsabilidade de buscar uma solução para os passageiros.

“A empresa deve reacomodar seus clientes de forma gratuita em uma companhia concorrente ou reembolsar o valor da passagem. Importante esclarecer que é o consumidor quem decide o que pretende fazer”, diz o advogado.

“Se o consumidor possuía reservas em hotel ou mesmo agendamento de passeios ou negócios, a empresa deve ressarcir esses valores. Esse tipo de reembolso não possui regulamentação pela Anac. Assim, caso não haja os devidos ressarcimentos ao passageiro prejudicado, não resta outra alternativa senão ir à Justiça”, afirma Sardinha

Antes disso, porém, diz o advogado, é importante que o passageiro procure as vias extrajudiciais de resolução de conflitos, comunicando o ocorrido a órgãos de defesa do consumidor.

Anac foi informada

Em nota, a Itapemirim diz que já comunicou a Anac da decisão. A medida foi tomada para que seja feita uma reestruturação interna na companhia, segundo a nota divulgada.

1.650 voos planejados até o fim de janeiro

A empresa tinha cerca de 1.650 voos planejados até o fim de janeiro, segundo dados disponibilizados no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Hoje, ela possui sete aviões em sua frota, mas nem todos realizavam voos, já que uma aeronave está sendo adaptada e outra está em manutenção.

Não é possível estimar a quantidade de passageiros afetados, pois cada voo sai com uma quantidade de passageiros diferentes, e várias decolagens vinham sendo canceladas nas últimas semanas.

Fonte: Blog do Heitor Gregório
Foto: Veja


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