RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 4 de dezembro de 2021

BRASIL CHEGA A 6 CASOS DE VARIANTE ÔMICRON

Nesta sexta, Rio Grande do Sul confirmou uma infectada, enquanto Minas Gerais e Rio de Janeiro descartaram suspeitos

O Brasil já registra seis casos de pacientes infectados com a variante ômicron do coronavírus. Nesta sexta-feira (3), o governo do Rio Grande do Sul confirmou o primeiro caso no estado. Antes, São Paulo e Distrito Federal já haviam atestado a presença da cepa em cinco amostras.

O caso gaúcho é de uma mulher residente em Santa Cruz do Sul (RS), que voltou de viagem da África do Sul —país onde inicialmente foi identificada a ômicron— na última semana. Ela apresentou febre após o retorno.

A paciente está em isolamento domiciliar e é acompanhada pela vigilância em saúde do município.

A mulher havia recebido duas doses de vacina contra a Covid. Pessoas que tiveram contato com ela serão testadas.

Também nesta sexta, a prefeitura do Rio de Janeiro descartou o primeiro caso suspeito da variante ômicron na cidade. As autoridades investigavam se uma mulher de 29 anos havia sido infectada pela nova cepa. Ela chegou ao Brasil no dia 21, depois de uma viagem à África do Sul.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente contraiu a variante delta.

O governo de Minas Gerais também descartou nesta sexta a possibilidade de infecção da variante ômicron de uma paciente de 33 anos internada em Belo Horizonte. Ela passou pela República do Congo e testou positivo para Covid-19.

Em nota, Secretaria de Saúde de Minas Gerais informa que o sequenciamento genético está mais próximo à linhagem B.1.640, já identificada anteriormente em França, República do Congo, Gana, Itália, Inglaterra, Espanha e Estados Unidos.

A linhagem B.1.640, até o momento, não é classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma variante de interesse (VOI) ou variante de preocupação (VOC).

A pasta também informou que ela foi admitida no dia 29 no Hospital Eduardo de Menezes e apresenta boa evolução em seu quadro de saúde. A mulher afirmou não ter sido vacinada contra Covid.

Fonte: Folha de SP
Foto: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.