RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 2 de outubro de 2021

QUEIROGA PERDEU CONDIÇÕES DE GERIR MINISTÉRIO DA SAÚDE, DIZ PRESIDENTE DO CONASS

Carlos Lula afirma que quem manda na pasta é Jair Bolsonaro e que o ministro tenta apenas passar um verniz de tecnicidade

Presidente do conselho de secretários estaduais de Saúde, Carlos Lula diz em entrevista ao Painel que Marcelo Queiroga perdeu as condições de gerir o ministério depois de ter mostrado o dedo do meio nos EUA.

Ele afirma que o verdadeiro condutor da pasta continua sendo Jair Bolsonaro e que o ministro “tenta apenas passar um verniz de tecnicidade”, mas reproduz as atitudes do presidente. Para Lula, o dedo não foi para um manifestante no local, mas para toda a população.

“Uma vergonha. Lamento muito. Tem muita gente boa no ministério, de muitos anos de serviço prestado para o SUS, que não merecia ter esse tipo de gestor. Ele perdeu as condições de gerir a pasta com essa atitude, [perdeu condições] de continuar como ministro. Mas talvez com o presidente ele tenha se fortalecido”, diz Lula, que é secretário do Maranhão.

Como mostrou a coluna, a primeira reunião presencial do conselho de secretários com o ministério, na última quinta-feira (30), foi marcada por aplausos a Rodrigo Cruz, número 2 da pasta, que está interinamente no lugar de Queiroga. O ministro está afastado se tratando de Covid-19. O gesto evidenciou a insatisfação com o titular.

Desde o início da pandemia, o Conass se colocou como um fórum de tentativa de diálogo e de pressão ao governo federal para medidas para conter o avanço do vírus em meio ao negacionismo. Entre frequentes conflitos, os gestores do grupo viveram bons e maus momentos com os diferentes ministros que passaram nesse um ano e meio.

Sobre a pandemia, Lula diz ver sinal positivo após o mês de setembro terminar com números mais baixos de mortes e internações, apesar da chegada da variante delta. Ele afirma que está na hora de tentar voltar para a vida normal, em um modelo de tentativa e erro. “Vai voltar festa, vai voltar evento de pequeno porte e vamos tomando cuidado e testando”.

Após o combate ao chamado “sommelier” de vacinas, aqueles que queriam escolher a marca, o presidente do conselho defende a discussão sobre a qualidade dos imunizantes. O secretário é contra retirar a obrigação de uso de máscara no momento, ideia já defendida no Palácio do Planalto.

Lula destaca a importância das revelações da CPI da Covid e chama de absurdo o caso da Prevent Senior. “Foi eugenia." Mas pondera que a empresa “tem seu serviço prestado, não é um plano que é só usado para matar idosos”. Ele afirma que é preciso fazer um debate profundo sobre a situação dos convênios.

Fonte: Folha de SP
Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.