RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 23 de outubro de 2021

NO PLENÁRIO DO SENADO, PEDIDOS POR VALORIZAÇÃO DÃO O TOM EM SESSÃO ESPECIAL PELO DIA DO PROFESSOR

O Plenário do Senado realizou nesta sexta-feira (22) uma sessão especial para lembrar o Dia do Professor. 

Entre os pontos abordados, a valorização dos profissionais da educação e o papel deles durante a pandemia. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) destacou que muitos abandonam o magistério pelo baixo salário.

Em sessão especial pelo Dia do Professor, os convidados defenderam a  valorização dos profissionais da educação. O autor do pedido da homenagem, Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, afirmou que o problema da evasão escolar no Brasil também se aplica aos professores, que migram para outras profissões em busca de melhores salários e condições de trabalho. Ele lembrou que a formação para o magistério é exigente e que os professores também cumprem um papel de conscientização da sociedade para os valores da civilização. Segundo o Izalci Lucas, professores e alunos têm que ser valorizados e melhor tratados pelos governos. 

Infelizmente, o que vemos são professores tratados com violência física e moral, além de escolas malcuidadas e, quase sempre, sem infraestrutura adequada . Como podemos exigir de nossas crianças e adolescentes que respeitem seus mestres se o Estado os trata como se bandidos fossem? Como podemos exigir de nossas crianças que amem suas escolas se o Governo as faz, quando as fazem, com cuspe e desmoronam a cada chuva que chega?

A presidente da ONG "Todos pela Educação", Priscilla Cruz, salientou a importância de investimentos da formação dos professores.

O professor não é nem coitado, nem herói. Ele é o principal profissional deste País. E como principal profissional deste País, ele precisa ser cuidado. E como é que a gente cuida do professor? A gente cuida tendo uma carreira atraente, uma boa formação inicial, uma formação que realmente prepare os professores para uma atuação que é extremamente complexa.

Já a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Fedral, Ana Elisa Dumont, destacou que os professores tiveram que se adaptar a uma nova forma de trabalho durante a pandemia. 

Os professores foram resilientes, eles dormiram analógicos e tiveram que acordar digitais com a pandemia, e foi muito esforço que eles tiveram que ter; uma capacidade incrível de evoluir; uma capacidade grande das escolas também de se adaptarem a esse momento, e acredito que isso só foi possível pela sintonia entre professores e escola, pela sintonia em querer um bem maior, que é a educação do nosso País.

Também particiaparam do debate representantes do Ministério da Educação, professores, estudantes e mães de alunos.

Fonte: Rádio senado
Foto: Jefferson Rudy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.