Representantes buscam deputados e marcam protestos pelo país para alertar contra enfraquecimento de investigações. Paridade com CNJ é base para possíveis ações no Supremo
Em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 05/2021, vista como forma de enfraquecer a autonomia do Ministério Público, promotores e procuradores de 18 estados realizam a partir desta quarta-feira uma série de atos de repúdio em todo o país.
Associações e procuradores-gerais ouvidos pelo GLOBO disseram estar em contato com deputados e já preparam a judicialização no Supremo Tribunal Federal (STF) contra pontos mais graves, comoa elaboração, por parte do Congresso, de um código de ética para o MP, e as alterações na composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para aumentar a influência do Legislativo.
Na reportagem completa, exclusiva para assinantes, você entenderá por que a paridade do CNMP com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um dos principais argumentos para a judicialização da PEC, e de que forma a versão atual do relatório analisado na Câmara pode tirar a autonomia do Ministério Público.
Fonte: Globo.com
Foto: Daniel Marenco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.