RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 8 de junho de 2021

POR QUE A VACINA DA PFIZER É A PREFERIDA DOS BRASILEIROS? ELA TEM MAIOR EFICIÊNCIA CONTRA O CORONAVÍRUS?

A primeira entrega de doses da vacina da Pfizer ao Ministério da Saúde ocorreu em 29 de abril de 2021.

O Brasil tem, atualmente, três vacinas contra a covid-19 sendo usadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI): CoronaVac, AstraZeneca e a Pfizer/BioNTech. Com escassez de imunizantes, ainda há quem queira escolher qual a melhor vacina tomar contra a doença, e as doses da Pfizer têm sido as mais procuradas. A preocupação com as reações adversas causadas pela vacina da AstraZeneca estão impactando nesse movimento. No entanto, todos os imunizantes podem causar reações adversas. 

Em 23 de fevereiro de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro definitivo à vacina para prevenção da covid-19 desenvolvida em parceria pelos laboratórios Pfizer e BioNTech.

O registro definitivo é a comprovação de que a segurança, qualidade e eficácia da vacina foram analisadas e atestadas pela equipe técnica da Anvisa. Em 19 de março de 2021 a Pfizer assinou com o Governo Federal um contrato que prevê a entrega de 100 milhões de doses até o final de 2021.

A primeira entrega de doses ao Ministério da Saúde ocorreu em 29 de abril de 2021.

Como a vacina da Pfizer funciona? 

A vacina é baseada em mRNA, que usa RNA mensageiro sintético, que auxilia o organismo do indivíduo a gerar anticorpos e células de defesa que atuam contra o vírus SARS-CoV-2, possibilitando assim a proteção contra a covid-19.

Uma vez que o imunizante possui apenas uma parte sintética do material genético do vírus, e não o vírus em si, ela não provoca a doença covid-19 em quem a recebe.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Rádio Jornal NE 10

Foto: Hélia Scheppa/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.