Grande número de animais soltos pela cidade, tornam a situação um alerta.
![]() |
| Imagem ilustrativa |
O blog recebeu minutos atrás, a notícia de que um homem foi atacado por um bando de cães, quando dirigia-se da Rua do Canal para uma rua próxima. O ataque ocorreu enfrente a uma academia de ginástica. Eram aproximadamente oito cachorros.
Conforme relato, ao transitar pelo local, um cachorro avançou contra o mesmo de forma o mesmo, depois de alguns minutos, somente livrou-se da ameaça, após, de forma leve, atingir o animal com um objeto que carregava nas mãos. Contudo, teve seu óculos quebrado e sofreu instantes de grande aflição, no risco eminente de ser mordido por um destes cães. Caso fosse uma criança, fatalmente teria sido mordido por estes.
“Não há um horário específico. Tenho medo de ir trabalhar de manhã, ou de voltar de um dia de serviço e encontrar com um destes animais que seja valente, como se quis”, disse a mulher que entrou em contato com o blog, para fazer a narrativa e é irmã do homem atacado.
"Por muito pouco, o homem não foi mordido. E olha que ele é forte e teve estrutura para enfrentar os cachorros. Se não fosse, teria sido ferido", disse uma outra senhora que presenciou a cena.
Zoonoses
Além de representarem um risco físico, os cães também podem ser um poderoso vetor de zoonoses, que são as doenças transmitidas de animais para o homem.
Entre as zoonoses mais temidas, está a raiva, também conhecida como hidrofobia. Para o homem, a principal forma de transmissão da doença se dá pela mordedura de um animal, que foi infectado, geralmente por morcego, cão e gato.
A evolução da doença, tanto nos animais quanto no homem, se dá de forma rápida. Seus sintomas neurológicos são, por exemplo, falta de coordenação motora, ataxia, agressividade, entre outros. Após passar o período de incubação e iniciados os sinais clínicos, não há tratamento e a doença é invariavelmente fatal..
Apesar do município ter realizado campanha de vacina contra a raiva ano passado, nos meses de maio e junho, se faz necessário uma providência contra esta problemática, tendo em vista que o número de cachorros soltos nas ruas de Alexandria, é muito acima do que se viu antes.
"Devido a um caso de captura de um morcego ano passado, que depois de exames constatou-se está infectado com a raiva, a campanha de 2020 em Alexandria foi antecipada. E este ano deve ocorrer nos meses de agosto e setembro", disse ao blog RN POLÍTICA EM DIA hoje, uma das integrantes da secretaria de saúde do município.
Contudo, segundo a informação desta fonte, nesta mesma campanha de 2020, nenhum cachorro de rua foi vacinado...
"E nem será este ano. A Lei não permite que nos membros das nossas equipes capturem estes animais nem mesmo para vacinar", afirmou a fonte.
Precisa-se haver uma conscientização dos riscos que os cães abandonados estão causando à população, pois já podem ser considerados problemas de saúde pública, pelo número elevado destes animais perambulando pelas ruas. E alguma medida deve tomada imediatamente.
O QUE FAZER QUANDO SOFRER UM ATAQUE DE CÃES
Quando somos mordidos ou arranhados por animais, devemos:
1°) Lavar o ferimento com água e sabão e usar um desinfetante;
2°) procurar, logo em seguida, um médico ou um hospital;
3°) Localizar o proprietário do animal
4°) não matar o animal, mas observá-lo pelo período de 10 (dez) dias. Se houver alteração em sua saúde, consultar

Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.