RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 13 de março de 2025

INFLAÇÃO DE FEVEREIRO É A MAIOR DO MÊS EM 22 ANOS

A inflação oficial do país registrou, em fevereiro, a maior taxa para o mês dos últimos 22 anos. O IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, ficou em 1,31%, muito acima da taxa de janeiro, de 0,16%.

Os grupos Habitação, pressionado pelo reajuste de 16,8% na tarifa de energia elétrica residencial, por causa do fim do bônus de Itaipu, e Educação, com o aumento das mensalidades escolares, foram os maiores responsáveis pela alta da inflação de fevereiro.

De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo IBGE, o grupo Alimentação e Bebidas também subiu, puxado pela aumento nos preços dos ovos de galinha e do café.

Já no grupo Transportes, o que mais pesou foi a alta dos combustíveis e o reajuste das passagens de ônibus urbanos.

A correção da bandeirada dos táxis também ajudou. Juntos, estes quatro grupos contribuem com 92% da composição do IPCA.

Ainda segundo o IBGE, todos os outros cinco grupos que compõem o Índice seguiram a tendência de alta, com variações positivas.

Com o resultado de fevereiro, a inflação acumulada nos últimos 12 meses chegou a 5,06%, acima da taxa de 4,56% registrada nos 12 meses imediatamente anteriores.

Já a inflação para as famílias que vivem com até cinco salários mínimos por mês, medida pelo INPC, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, ficou em 1,48%. Em janeiro a taxa, foi nula.

A inflação de fevereiro para os mais pobres também foi a mais alta para o mês desde 2003, puxada pela conta de luz. E, nos últimos 12 meses, alcançou 4,87%, acima dos 4,17% observados nos 12 meses anteriores.

A alta de fevereiro é explicada em grande parte pelo Bônus Itaipu, que concedeu desconto na conta de luz dos brasileiros em janeiro. No primeiro mês do ano, o índice apresentou variação nula (0%).

Fonte: Tribuna do norte.

Foto: Anderson Régis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.