RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 30 de março de 2024

"DEUS MANDA VOCÊ SE PREPARAR PARA O DIA MAU": O QUE PENSAM AS BRASILEIRAS QUE ESCOTAM COMIDA PARA O FIM DO MUNDO

Elas se dizem "preparadoras". Vídeos de mulheres que passaram a organizar estoques emergenciais de alimentos viralizam no YouTube e no TikTok; razões vão de tentativa de driblar preços altos e se preparar para desemprego até medo de outra pandemia, questões políticas e até mesmo o apocalipse.

Uma prateleira aparece ocupada por dezenas de garrafas PET. Em vez de refrigerante, estão cheias de macarrão, feijão, farinha e muito arroz – são mais de 40 quilos distribuídos entre os recipientes. Em um ano de estoque, Ana Paula Marqueza conseguiu guardar o equivalente a dois anos de consumo de arroz, o que comemora em um vídeo divulgado em agosto de 2023 em seu canal no YouTube. Os grãos essenciais para a alimentação de sua família dividem espaço com enlatados empilhados, embalagens de café, temperos e passa até por biscoitos e potes de goiabada. "Louvo a Deus por isso, por ter despertado para começar meu estoque”, diz ela no vídeo.

Ana Paula é considerada uma preparadora, como são conhecidas as brasileiras que passaram a organizar estoques de alimentos, itens de higiene pessoal e até medicamentos dentro de suas casas; e a mostrá-los em vídeos publicados no TikTok e no YouTube. O primeiro aniversário de estoque dela foi visto por mais de 63 mil pessoas e recebeu mais de 300 comentários — incluindo elogios à sua dedicação e pedidos de bênçãos ao trabalho que vem fazendo.

A prática de estocar alimentos, considerada mais comum em países europeus e nos Estados Unidos (EUA), passou a ser aderida recentemente no Brasil e a viralizar nas redes. Nesses outros dois territórios a necessidade é mais voltada para a maior possibilidade de desastres naturais, como tornados e terremotos – nos EUA, por exemplo, é comum encontrar alimentos vendidos em balde ou em pó, que prometem durar 30 anos.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Camila Cetrone, redação Marie Claire

Foto: Reprodução/YouTube 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.