PM de Santa Catarina afirmou à reportagem que a operação não faz parte de um planejamento institucional e que irá investigar o caso.
A polícia militar de Santa Catarina vai investigar a ação de policiais que conduziram pessoas em situação de rua até a BR-101, na divisa entre as cidades de Itajaí e Balneário Camboriú no último domingo (29). A ação resultou na retirada de mais de 30 moradores do município.
Em um registro realizado por moradores da região, é possível ver as pessoas em situação de rua andando em fila única carregando pertences pessoais e sendo escoltadas por viaturas da corporação.
À CNN, a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú, Anna Christina Barichello, contou que a equipe de assistência encontrou pessoas deitadas no acostamento da BR-101. Pessoas do grupo relataram ter sido agredidas pelos policiais.
De acordo com Christina, todos eram de Itajaí e possuíam vínculo social com a cidade ou estavam havia mais de cinco anos em situação de rua.
“Eles alegaram ter sido conduzidos por uma operação denominada “Tadeu”, que os levou por sete quilômetros até as proximidades de Balneário Camboriú”, complementou a secretária.
Além disso, as vítimas informaram que foram ameaçadas pelos policiais, que, segundo eles, disseram que caso voltassem ao município seriam agredidas, relatou a secretária.
A equipe de Balneário Camboriú prestou assistência inicial, fornecendo água e alimentos, e tentou entrar em contato com a Secretaria da Assistência Social de Itajaí, mas não obteve sucesso por ser madrugada.
Na parte da manhã, as vítimas foram conduzidas por agentes de Itajaí a um abrigo da cidade, onde receberam acolhimento. No entanto, durante esse período, alguns dos moradores se dispersaram, indo em direção a áreas de matagal ou continuando rumo a Balneário Camboriú.
A Polícia Militar afirmou à reportagem que a operação não faz parte de um planejamento institucional e que desconhecia o ocorrido. O caso será investigado e os envolvidos estarão sujeitos a eventuais punições, segundo a corporação.
Fonte: Ana Coelho/CNN Brasil
Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.