A solenidade acontece no Congresso Nacional e está marcada para às 15 horas, com cerca de uma hora de duração. Porém, o roteiro da posse começa uma hora antes.
Lula e Alckmin devem passar pela Catedral Metropolitana de Brasília e desfilar pela Esplanada dos Ministérios. A chegada dos chefes de Estado e de governo, além de autoridades e convidados, deve ocorrer até as 14h30.
Cerimônia no Congresso
Por volta deste horário, está prevista a saída do cortejo rumo ao Congresso, onde Lula e Alckmin serão recebidos pelos presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira. A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, e Lu Alckmin acompanham.
Também compõem a mesa a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e o procurador-geral da República, Augusto Aras. Nessa etapa da solenidade, é feita a assinatura do Livro Histórico de Posse Presidencial, efetivando Lula e Alckmin no cargo.
Já presidente, Lula recebe a faixa presidencial e discursa no Parlatório do Palácio do Planalto. Vale lembrar que com Lula eleito, o agora ex-presidente Jair Bolsonaro não é obrigado a passar a faixa em cerimônia.
Será a última vez que a cerimônia será realizada no primeiro dia do ano após as eleições. A partir de 2027, o presidente da República tomará posse em 5 de janeiro.
Fonte: Olívia Bulla/Moneytimes
Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.