RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

MPF APURA USO DE VACINAS DE ADULTOS EM CRIANÇAS NA PARAÍBA

Queiroga (Saúde) esteve em Lucena, cidade onde acontece a investigação, e disse que a pasta vai acompanhar caso.

O MPF (Ministério Público Federal) abriu uma apuração sobre a aplicação de doses de adultos da vacina da Pfizer em crianças e adolescentes em Lucena (PB), na região metropolitana de João Pessoa. A técnica responsável pela aplicação, uma agente de saúde e uma moradora já foram ouvidas no caso. 

O Poder360 teve acesso ao depoimento da técnica de enfermagem, que falou no domingo (16.jan.2022). Aos procuradores, ela disse que não recebeu treinamento sobre a vacinação de crianças contra covid-19 e que “ninguém lhe repassou nenhuma informação sobre diferença de volumes”.

“Que se queixou a Karina, do setor de imunização da Secretaria de Saúde de Lucena, que estava sozinha na vacinação, sem coordenadora, enfermeira, médica ou dentista, acompanhada somente de uma ACS (agente comunitária de saúde) e do motorista, e a ordem que lhe foi dada foi de que poderia vacinar todos os que estivessem para se vacinar, pois a validade das vacinas da Pfizer estava para vencer”, afirma trecho do depoimento. 

Uma das recomendações da Anvisa sobre a vacinação infantil é o treinamento completo para a aplicação da vacinação pediátrica, incluindo a diferença do volume da dose.

 A vacina aplicada em crianças difere da de adultos. A dosagem do produto é menor. Cada dose pediátrica terá 10 microgramas, enquanto a adulta tem 30 microgramas. A tampa da vacina infantil é laranja. Já na versão para adolescente (a partir de 12 anos) e adultos a tampa é roxa. A diferença nas embalagens é para evitar trocas no momento de aplicação....

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Paulo Roberto Netto/Poder 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.