RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

MARCELINO VIEIRA: O DESABAFO DE UM CIDADÃO... "O MALDITO JEGUE FOLIA NASCEU DE UMA ANTIGA FESTA DA CIDADE"

Terra de Santo Antônio, na história do município de Marcelino Vieira, a então passagem de Frejó, foi feita uma promessa pelo dono da terra, o tenente da Varzinha, Antônio Fernandes de Oliveira, que assim fez uma promessa ao santo de Lisboa, se sua gente, não contraísse a cólera, doença típica da região, doaria o terreno para construção de uma capela em honra à Santo Antônio. 

Com a graça alcançada, assim o tenente o fez, e as terras eram pertencentes a Santo Antônio, como antigos documentos históricos vão dizer. 

O maldito jegue folia nasceu de uma antiga festa da cidade que chamasse o 14 Torzão. Era uma festa que seria a ressaca dos filhos ausentes de Marcelino Vieira que vinham para a festa de Santo Antônio, e era algo que no meu ver, era sadio. 

Eu era criança, mas ainda presenciei o 14 Torzão. O que eu achava que não prejudicava em nada a festa do padroeiro, já que todos participavam primeiro dos festejos alusivos à Santo Antônio como tradicionalmente, era ocorrido de 03 á 13 de junho. E no dia 14, era o 14 Torzão, estilo frevo, carnaval, sadio. Despedida dos filhos ausentes, que não prejudicava a festa do padroeiro, o que não ocorre com o maldito jegue folia, que me desculpem a força da expressão, sou mais assistir um filme pornõ, do que uma bagaceira daquela. 

Não estou aqui criticando quem gosta do jegue folia, mas acho que terra do jegue seria, se ele tivesse contribuindo com o bem da cidade. Marcelino não é lá essa coisas, e com essa falta de noção fica pior, podem me chamar de ultrapassado, mas ninguém consegue mudar a história, e pra mim, continua sendo Terra de Santo Antônio de Lisboa.

Por José Hernando Fernandes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.