Petista jantou com João Campos, brigado com a prima Marília Arraes (PT)
O ex-presidente Lula usou o jantar com a cúpula do PSB de Pernambuco, na noite de anteontem, para tentar desfazer o mal-estar criado com o partido pela disputa eleitoral do ano passado. Também destacou a importância de ter a sigla como aliada na eleição presidencial do ano que vem.
O petista argumentou que é necessário contar um partido grande de esquerda em sua coligação para não ficar refém de eventuais alianças que venha a conquistar entre legendas de centro. O PSB tem a nona maior bancada da Câmara, com 31 deputados.
O diretório de Pernambuco exerce forte influência nos rumos do partido. Desde os tempos do ex-governador Miguel Arraes (1916-2005), as lideranças locais mantêm boa relação com o PT, com alianças e confrontos nas disputas eleitorais.
No jantar de domingo, Lula argumentou que tanto Arraes como o ex-governador de Eduardo Campos (1965-2014) já enfrentaram o PT em eleições e nem por isso ele deixou de gostar deles. O mesmo raciocínio valeria agora. Disse ainda que disputas locais não podem impedir os dois partidos de estarem juntos diante da necessidade de derrotar o presidente Jair Bolsonaro em 2022. Sinalizou também o apoio do PT ao candidato do PSB em Pernambuco.
Promovido pelo governador Paulo Câmara no Palácio Campos das Princesa, sede do governo de Pernambuco, o jantar teve a participação de três dos quatro deputados federais pernambucanos do PSB e de João Campos, que tem manifestado publicamente a necessidade de o partido apresentar um candidato próprio a presidente no ano que vem. Tido como provável candidato do PSB a governador, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, não compareceu.
O prefeito de Recife, que é filho de Eduardo Campos, não falou sobre os ataques que recebeu de Marília no ano passado e destacou a relação de respeito com Lula.
Durante o encontro, o petista ainda revelou que pretende promover conversas com partidos até abril do ano que vem, quando espera já ter construído a sua base de alianças para a eleição presidencial. Em declarações públicas, no entanto, Lula tem evitado se colocar como candidato.
Além da cúpula do PSB, Lula se encontrou durante a passagem por Pernambuco com a vice-governadora Luciana Santos, que é presidente nacional do PCdoB, com lideranças locais do PSOL, e com os deputados federais Eduardo da Fonte (PP-PE), André de Paula (PSD-PE), Túlio Gadelha (PDT-PE) e Wolney Queiroz (PDT-PE).
Na noite de ontem, Lula seguiu para o Piauí. Ainda vistará até o dia 26 o Maranhão, o Ceará, o Rio Grande do Norte e a Bahia.
Fonte: O Globo
Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.