RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 13 de maio de 2021

SOB ALERTA DE UMA 3ª ONDA, BRASIL REGISTRA 2.340 ÓBITOS E VÊ NOVA REDUÇÃO DA MÉDIA M[ÓVEL DE MORTES

País teve ainda 75.141 casos desde às 20h de quarta-feira; já foram mais de 430 mil vidas perdidas desde o começo da pandemia. 

Após registrar 2.340 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, o Brasil acumula 430.596 óbitos pela doença até esta quinta-feira (13). Os dados foram reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que compila informações divulgadas pelas secretarias estaduais de Saúde.

No último dia, o país teve 75.141 pessoas diagnosticadas com infecção pelo novo coronavírus, totalizando 15.436.827 casos até agora.

A média móvel de sete dias do número diário de mortes no país agora está em 1.917, o que representa queda de 24% nas últimas duas semanas. Os três estados com maior aumento (ou menor redução) percentual no número de mortes são Sergipe (7%), Paraíba (-2%) e Bahia (-4%).

Apesar da queda do número de mortes, a Fiocruz alerta para o risco de uma terceira onda. Apesar da ligeira redução nos indicadores de criticidade da pandemia, a manutenção de um alto patamar exige que sejam mantidos os cuidados de prevenção contra o coronavírus, afirmam os pesquisadores da Fiocruz. "Uma terceira onda agora, com taxas ainda tão elevadas, pode representar uma crise sanitária ainda mais grave", alertam os autores do boletim.

A média móvel de sete dias se refere aos números de mortes e casos do dia e dos seis anteriores. A medida é comparada com a média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda na epidemia. O cálculo é um recurso para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o "ruído" causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por redução de mão-de-obra.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Bruno Alfano/O Globo

Foto: Willy Kurniawan/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.