RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 7 de maio de 2021

GOVERNO DO RN CAPACITARÁ BENEFICIÁRIOS PARA GERIREM SISTEMAS DE ACESSO À ÁGUA

Segue até esta sexta-feira, 07, em formato híbrido, a Missão do Banco Mundial no RN, que tem o intuito de supervisão e avaliação dos investimentos feitos pelo Governo do RN, viabilizados pelo acordo de empréstimo com o Banco, além de prestar orientação técnica às equipes envolvidas na ação.

Nesta quinta-feira, 06, foi discutida a ampliação do acesso à água promovida pelos sistemas de abastecimento simplificados implementados pelo Governo do RN e viabilizados pelo Governo Cidadão/Banco Mundial. Os equipamentos instalados em regiões secas beneficiaram diretamente as populações rurais que sofrem com os efeitos naturais deste bioma. Agora, chegou a vez de capacitar os beneficiários para gerir os próprios sistemas e a pauta girou em torno da apresentação de uma proposta de capacitação e dotar os sistemas de água de sustentabilidade.

O modelo apresentado, adaptado às particularidades das associações e seus beneficiários, foi construído de forma participativa pelo Núcleo Ambiental e Social do Projeto Governo Cidadão, pelas secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Trabalho, Habitação e Ação Social (Sethas) e Saúde (Sesap), além de Caern, Idema e Igarn.

Para potencializar a capacitação foi produzido um vídeo didático sobre o uso racional da água e sua valorização como um bem precioso para todos, especialmente para quem convive com a escassez deste recurso.

ADAPTAÇÕES À PANDEMIA

Diante da realidade da crise sanitária provocada pela Covid-19, as capacitações ocorrerão de forma virtual com os grupos que tenham essa condição e de forma presencial, seguindo os protocolos sanitários vigentes de biossegurança, para os que não tiverem acesso às tecnologias necessárias.

“Nos dois modelos, a ideia é levar conhecimentos sobre gestão ambiental e social, manutenção e operação dos sistemas e cuidados sanitários e de uso consciente da água”, explicou a coordenadora do Núcleo Ambiental do Governo Cidadão, Andreia Batista.

Participaram do encontro o secretário Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Metas), o secretário-adjunto, Carlos Nobre (Semarh) e técnicos dos setores de Engenharia, Ambiental, Social e de Comunicação do Governo Cidadão. Representantes da Sesap, Caern, Idema e Igarn também se fizeram presentes. Pelo Banco, estavam a gerente do Projeto junto à instituição financeira, Fátima Amazonas; a especialista em Recursos Hídricos, Paula Freitas; os especialistas em meio ambiente e barragens, Maria Inês Miranda, Alberto Coelho Gomes da Costa e Kátia Medeiros DuBois; em salvaguardas sociais, Juliana Paiva; e a consultora de comunicação em segurança de barragens e crise, Clarice Mendonça.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Tribuna da Justiça 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.