RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 3 de março de 2021

MINISTÉRIO DA SAÚDE DEVE FECHAR COMPRA DE VACINA DA PFIZER NESTA QUARTA-FEIRA

Em reunião com prefeitos, Pazuello afirmou que quer assinar contrato ainda hoje para compra de 100 milhões de doses.

O Ministério da Saúde quer assinar acordo com a Pfizer para aquisição de 100 milhões de doses vacinas ainda nesta quarta-feira. O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, se reúne nesse momento com a famacêutica. Mais cedo, em reunião na Confederação Nacional de Municípios, Pazuello afirmou que já havia entrado em contato com o responsável da empresa para agilizar os trâmites. Em seguida, o secretário-executivo, Élcio Franco, se reúne com a Janssen, a intenção é firmar acordo para aquisição de doses.

— Já mandei chamar o cara da Pfizer e já hoje mesmo começaremos a tratar dos trabalhos — afirmou Pazuello durante a reunião nesta tarde. — Hoje eu quero fechar a Pfizer.

O projeto de lei aprovado na Câmara na última terça-feira que autoriza União, estados e municípios a assumirem responsabilidade por possíveis efeitos adversos de vacinas adquiridas contra a Covid-19, levou o ministro a decidir pela compra do imunizante. O Ministério se queixava de que as cláusulas da farmacêutica eram "abusivas e leoninas" por exigir a responsabilização da União.

A expectativa é que o Ministério da Saúde compre 100 milhões de doses da vacina da Pfizer com imunizantes chegando a partir de maio. A maior parte dos lotes seria entregue no segundo semestre.

Na terça-feira, governadores se reuniram com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) para discutir sobre ações de combate à pandemia. Na ocasião, Lira se comprometeu em atuar para garantir o  cronograma de vacinação no país.

A vacina da Pfizer é a única a ter registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), isso significa que o imunizante pode ser comercializado e aplicado amplamente na população.

Nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de mais 2,5 milhões de doses da CoronaVac. Segundo a pasta, o novo lote deve ser usado para vacinar o restante dos trabalhadores da saúde, indígenas do estado do Amazonas e pessoas de 80 a 84 anos.

Fonte: Paula Ferreira/O Globo

Foto: Mayela Lopez/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.